Engenharia Civil promove 2ª Competição de Pontes de Espaguete - Unijuí

Engenharia Civil promove 2ª Competição de Pontes de Espaguete

Objetivo da atividade é unir teoria e prática e simular a construção de uma ponte real utilizando espaguetes
Estão abertas as inscrições para a 2ª Competição de Pontes de Espaguete, promovida pelo Grupo PET EGC e pelo Centro Acadêmico de Engenharia Civil. A competição envolve alunos do curso de Engenharia Civil, organizados em grupos de seis componentes. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro e a competição acontece no dia 11 de novembro durante a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil.

Conforme o professor Valdi Spohr o principal objetivo é de integrar os alunos para que se mobilizem e apliquem os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares. “A intenção é fazer de uma forma divertida que toda a teoria seja colocada em prática, já que está sendo reproduzida a construção de uma ponte real, com materiais pré-determinados e seguindo os critérios do regulamento”, explica o professor.

O projeto consistiu na construção de uma ponte, feita com espaguete, com padrões estabelecidos no regulamento, sendo que a ponte não pode pesar mais de 850 gramas entre a cola e o espaguete e mais um suporte de aço, que juntos não podem ultrapassar um quilo. Os acadêmicos utilizam um software para projetar as pontes, fizeram o cálculo das estruturas, montaram-nas com cola especial e realizaram diversos testes. Vence a ponte que suportar maior peso por dez segundos.

A intenção é de que os alunos usem toda a concepção de construção e criação de uma ponte de verdade, calculando o material necessário para suportar as cargas solicitadas, aliando a teoria a prática.