Oficina de minirrobôs atrai o público jovem - Unijuí

Oficina de minirrobôs atrai o público jovem

Cursos de Engenharia Elétrica e Design coordenam atividade prática na Tec-E-Inova

Uma oficina que oportuniza construir um pequeno minirrobô em forma de carro tem despertado a atenção do público jovem na Tec.E.Inova, em desenvolvimento até a próxima quinta-feira, no Campus da UNIJUÍ. A atividade, coordenada pelos cursos de Engenharia Elétrica e Design, da Universidade, possibilita aos visitantes construir um pequeno protótipo, a partir de peças básicas, como motores, chaves de liga/desliga e um circuito bem simples.

O professor Mateus Schonardie, coordenador do Curso de Engenharia Elétrica, explica que a ideia da atividade proposta para a feira foi de mobilizar os estudantes em torno do desafio de construir um circuito básico de um robô, da forma mais simples possível. Apesar da simplicidade do desafio, os visitantes, em sua maioria estudantes de ensino médio, conseguem receber noções básicas sobre circuitos básicos e sobre o funcionamento dos mesmos.

Após a montagem, em pequenos grupos, os alunos se deslocam até uma pista de madeira, projetada pelos acadêmicos de Design, onde testam o funcionamento do minirrobô. Quando um problema de funcionamento é constatado, entram em campo os acadêmicos do Curso de Engenharia Elétrica, que dão orientações sobre os ajustes necessários. “É uma atividade básica, mas que já dá noção das possibilidades de atuação do profissional desta área”, destaca o professor.

Além da parceria para projetar o chassi do minirrobô e a pista para a competição, o Curso de Design trabalhou em propostas de adesivos para personalizar os carrinhos. Na avaliação da coordenadora do Curso, Fabiane Grossmann, a parceria deu certo e deve motivar outras ações conjuntas dos dois cursos, sempre visando divulgar as duas profissões aos futuros universitários.