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O rock psicodélico experimental da banda “Astralplane”


A mais recente adição em nossas playlists vem lá de Salvador, na Bahia.

E se à sua mente já veio axé e outros ritmos característicos do estado, se enganou. Hoje apresentamos a Astralplane, uma banda de rock psicodélico que pende muito para o som experimental e suas canções possuem influência de variados gêneros do rock, com uma toque delicioso de psicodelia e nostalgia.

O rock psicodélico da Astralplane

A banda surgiu em 2014 quando os amigos Lucas Pereira, Gabriel Sanches, Sávio Magalhães e Rodrigo Amorim decidiram unir forças para fazer um som voltado às suas principais influências, que eles listam como Pink Floyd e Tame Impala, e o desejo de criar um som autoral.

O nome da banda surgiu de uma música da Blues Pills, intitulada Astralplane. De acordo com a banda, a escolha deste nome foi feita justamente diante do fato de eles estarem evolvidos em um plano astral de boas energias e nostálgico, onde eles colocam a essência das canções.

Apesar de citar Pink Floyd e Tame Impala como principais influências, algo que os membros da banda sempre tiveram em mente era colocar sua personalidade e marca nas canções. Depois de passar por um período compondo, a banda compilou sete músicas autorais no primeiro EP, intitulado Pales Tantral.

O nome do EP, de acordo com a banda, é um falso anagrama da palavra Astralpane. Os membros adicionaram um “t” de forma intencional para fazerem menção às palavras tantra e tântrico, que representam a presença de fortes energias nos seres e o ápice do prazer, que está relacionado com a sensação que eles querem passar para os ouvintes.

A gravação do EP foi realizada de forma independente. A gravação começou em julho de 2015 e apenas em dezembro a Astralplane conseguiu lançar o compilado. Eles contaram com apoio de Samuel de Jesus Borges, um grande amigo, para conseguirem a gravação e a mixagem que os satisfizesse. E eles conseguiram!

Agora os membros da banda se preparam para começar a compor mais músicas e, quem sabe, lançar no fim do ano um novo EP. Conheça mais da banda na página oficial deles no Facebook e os escute no SoundCloud. Abaixo, o EP na íntegra.

Fonte: A Gambiarra


Direto do Forno (20 de fevereiro) - Weezer, Caio Nunez, Ed Motta, Clarice Falcão, Three Doors Down, Disclosure, Murilo Sá e Gwen Stefani


O Direto do Forno estava cheio de novidades no último sábado!

começando o primeiro bloco teve o lançamento da banda de rock alternativo Weezer, com o single L.A. Girlz, acompanhado pelo carioca Caio Nunez, como uma das surpresas da nova safra de artistas da MPB, com seu álbum Akinauê.

No segundo bloco o cantor e compositor Ed Motta lança seu 15º disco, o Perpetual Gateways, e na sequência, o britânico Jake Bugg dá uma prévia do seu novo álbum com o single On my One.

Logo depois, a revelação do folk brasileiro Clarice Falcão chega no terceiro bloco com a nova canção Irônico, e a galera da Three Doors Down, que já liberou duas novas faixas do próximo álbum Us and the night.

E, no quarto e último bloco, a VIP do duo Disclosure com o pessoal da The Weeknd, com o remix de Nocturnal. O soteropolitano Murilo Sá também aparece no Direto do Forno com um compacto do seu segundo disco de estúdio, o Durango!, com as canções De volta a rua da solidão e Mundo impressionista. E a cantora e compositora Gwen Stefani chega com seu novo single Make me like you, fechando o programa deste fim de semana.

Confira o que rolou no Direto do Forno deste final de semana, na íntegra, logo abaixo:


Lançamentos Nacionais: Stefanini, Igor Menezes, Old To Live, Infante, The Guantanameros, Headless Buddha, Old Books Room

Stefanini

O artista goiano Stefanini mistura referências do indie, da música eletrônica e até mesmo do trap, construindo faixas com uma sonoridade pop e letras melancólicas.

Recentemente o artista lançou um clipe para a faixa “Canto de Fuga“, presente em seu EP de estreia: Onde. O vídeo é uma junção de vídeos e imagens caseiras, gravadas e editadas seguindo a estética dos anos 90, com imagens que lembram as antigas gravações feitas em VHS.

Igor Menezes

Igor Menezes é um músico curitibano que, recentemente, lançou seu primeiro álbum: Lugar Nenhum. O disco conta com influências de ritmos afro-brasileiros, jazz, diversos regionalismos e peculiaridades da música brasileira em geral. Com 10 faixas inéditas, o trabalho preza pela valorização da sonoridade do violão e da poesia nas letras.

Old To Live

O quarteto Old To Live é do Paraná e trabalha com um som embasado no hardcore, com forte influência do estilo e do peso dos anos 2000.

Mesclando letras pessoais e de contestação, a banda lançou recentemente seu primeiro registro em estúdio: o EP intitulado N.O.T.L, que apresenta duas faixas e faz parte de um projeto com mais dois EPs que serão lançados durante 2016 com outras músicas inéditas.

Infante

Os jundiaienses da banda Infante lançaram há algum tempo o single “Ao som do nada“, que foi gravado e produzido de forma independente. Os quatro integrantes da banda criaram o arranjo da faixa por acaso e gravaram o single sem pretensões, com umrefrão grudento e sonoridade dançante. Junto com o single a banda divulgou também um cover de “She Said She Said” , dos Beatles, gravado na mesma sessão de estúdio.

The Guantanameros

A banda The Guantanameros lançou recentemente um videoclipe para a música “Las Cosas, faixa que faz parte do primeiro disco da banda, intitulado: The Guantanameros Parte #01, gravado no Estúdio Costella por Paulo Senoni no segundo semestre de 2015. A sonoridade da banda se inclina bastante para a música latina, com ukulele, percussão e instrumentos de sopro se unindo em um ritmo bem dançante.

Headless Buddha

Headless Buddha é um projeto de rock psicodélico que leva também alguns toques do dreampop e do rock alternativo. Idealizado pelo artista Mauro Sanches, um novo single foi divulgado recentemente, intitulado “Black Hole“. A faixa estará presente no segundo disco do projeto, que tem lançamento previsto para o fim de fevereiro.

Old Books Room

A Old Books Room é uma banda de rock alternativo independente formada em Fortaleza. Há algum tempo a banda lançou seu segundo trabalho de estúdio, o EP “The Last Angry Boys in Town”, com 5 faixas inéditas.

Fonte: Tenho mais discos que amigos


Miguel e Travi$ Scott lançam vídeo para remix de “Waves”


Miguel e Travi$ Scott compartilharam o clipe para a versão remix de Waves, que foi lançado há três semanas. A faixa original foi retirada do aclamado álbum de Miguel, Wildheart, que chegou ano passado.

O vídeo foi filmado inteiramente no Wildheart Hotel, show de Miguel, em Los Angeles, e contou com as participações especiais de Rihanna e, claro, Travi$ Scott. Rihanna apareceu para uma versão especial de My Girl, do The Tempations, com Miguel durante o show.

“Waves”: uma estética com pegada vintage

A construção visual foi feita a partir do estilo lo-fi de filmagem, dando ao vídeo um tipo de recurso vintage que corresponde à marca e estilo de Miguel. A dupla apresentação a música no topo do hotel, com uma multidão de fãs adoradores os observando de baixo. Travi$ aparece com um casaco de inverno grande, destacando algumas mulheres durante a performance.

Miguel está no topo, apenas desfrutando do momento. O evento foi organizado em um hotel onde os participantes podiam vaguear pelas dependências e 21 quartos. O primeiro quarto continha o baixista e guitarrista de Miguel com um microfone aberto para que as pessoas pudessem tentar e impressionar.

Sua banda teve que ir até o telhado para o show principal com Miguel em torno das 23h30. O novo clipe é a oferta audiovisual mais recente a emergir do disco Wildheart do cantor e compositor. Ele também lançou um vídeo para a versão original de Waves em outubro do ano passado.

O clipe em questão também era uma cena de festa, no entanto com alguns detalhes diferentes. Nele, Miguel assumiu um papel muito mais envolvido, se deliciando e absorvendo muita tequila que é sua bebida preferida e sempre uma escolha. Miguel tem sido nome recorrente em publicações da cena e premiações, recebendo destaque e sendo prestigiado por onde passa com sua música e estilo únicos.

Fonte: A Gambiarra


Lançamento exclusivo: Murilo Sá divulga compacto virtual com canções do novo disco


O cantor e compositor soteropolitano Murilo Sá está se preparando para o lançamento de seu segundo disco de estúdio, Durango!, com previsão de lançamento para o mês de Maio. Enquanto o lançamento não vem, o músico divulga seu compacto virtual, com as canções “De volta a Rua Solidão” e “Mundo Impressionista”, que dão uma ideia do que está por vir.

Abaixo, você acompanha uma pequena entrevista feita pela equipe do Tenho mais discos que amigos com o cantor e, mais abaixo, ouve as faixas.

TMDQA!: Em “Sentido Centro” você faz um paralelo entre a velocidade do Centro de São Paulo e a efervescência de calmaria de Salvador, contando histórias de sua mudança para a cidade do caos. Em “De Volta à Rua Solidão”, você fala sobre saudades e memórias, como quem diz que não voltará mais para os lugares que trazem tantas lembranças. Como é a sua relação com a cidade depois destes anos por aqui?

Murilo Sá: Minha relação com São Paulo é de familiaridade total, desde quando pisei o pé aqui já sabia que ia querer morar. Em “De Volta à Rua Solidão” eu faço um passeio nostálgico por memórias antigas da minha adolescência em Salvador, memórias que fui levado a revisitar após a morte de um grande amigo, Daniel Costa. Inclusive essa música é dedicada a ele. Acho que a atmosfera da música também transmite um pouco da sensação que tenho hoje quando volto à minha cidade natal.

TMDQA!: Já em “Mundo Impressionista”, a reflexão é sobre encontros e desencontros entre a necessidade de descansar em meio a tanto caos. Como essas canções vão se conversar em relação ao disco cheio?

Murilo Sá: Percebo que o excesso de informação e imediatismo está alterando completamente nosso comportamento em sociedade, gerando distúrbios, ansiedade, e percebo que nessa e em algumas outras canções desse disco é como se eu estivesse dizendo pra mim mesmo, com certa dose de ironia: Atenção! Viva aqui e agora! Como o canto dos pássaros no romance “A ilha” de Huxley. A última faixa do disco se chama “Tentando Meditar” fala também dessa necessidade, porém de tentativas frustradas. (risos)

TMDQA!: Quais são as principais referências que a gente pode citar para falar do “Durango!”? Para este single em particular, que fará parte do trabalho, como estas duas músicas se relacionam com o restante do disco?

Murilo Sá: Como estou na fase final de mixagem e masterização do disco inteiro, acho que ainda não estou tão fora do processo criativo a ponto de conseguir ter uma visão ampla e distanciada sobre todas as referencias contidas ali, que são muitas. Eu ainda estou sacando a coisa toda. Acho que estas duas faixas falam por si, mas não pelo disco todo.

TMDQA!: Quais são as principais diferenças entre o Durango!, em relação ao seu primeiro disco, Sentido Centro e os EPs anteriores?

Murilo Sá: Sentido Centro tem essência urbana, mas é um disco pessoal e introspectivo. Em Durango! estou olhando mais para as coisas ao redor do que pra dentro. É um disco mais descontraído no geral e com pitadas de ironia, e o título carrega essa exclamação, como se fosse um grito de guerra. No instrumental, este disco se difere particularmente do outro pelo intenso uso de teclas: sintetizadores, piano, órgão, cravo, rhodes, e por uma dose maior de experimentalismo nos arranjos, na produção e nas letras.

Fonte: Tenho mais discos que amigos


FKA Twigs estreia música e clipe novos; veja “Good To Love”


FKA Twigs está de volta e estreou uma nova canção. A faixa, intitulada Good To Love, é uma sequência de seu mais recente trabalho, o EP M3LL155X, que foi coproduzido pela própria artista e Rick Nowels.

Este é o primeiro trabalho oficial da artista neste ano. Good To Love foi originalmente exibida no ano passado durante sua residência no Manchester International Festival no Soundtrack 7, e parece contar sobre um amor perdido.

“Good To Love”: o amor perdido de FKA Twigs

Na faixa, a cantora parece abrir seu coração ao revelar a história por trás das letras, em que ela diz “When you give yourself away it always hurts too much, so I pray to get it back. Make my body come alive, I’ve got a right to hurt inside”. Após estrear primeiro no programa de Annie Mac na BBC Radio 1, FKA Twigs também lançou o vídeo de acompanhamento para Good To Love.

O clipe de 4 minutos, autodirigido, mostra a artista – que parece estar nua – se contorcendo em torno de um edredom. Anteriormente e no ano passado a cantora ganhou o prêmio MOBO Awards de Melhor Vídeo para Pendulum.

Além de ter liberado a nova música Good To Love, foi confirmado que a cantora e compositora vai aparecer no The Tonight Show com Jimmy Fallon na próxima quarta-feira, dia 24 de fevereiro, com exibição nos Estados Unidos. Confira o trabalho anterior a Good To Love, M3LL155X.

Fonte: A Gambiarra


Weezer estreia novo single, “L.A. Girlz”, antes da chegada do novo disco


A galera do Weezer está se preparando para lançar o décimo e autointitulado álbum de estúdio no próximo mês de abril, e eles aproveitaram para lançar um novo single que fará parte do disco.

Seguindo o lançamento dos singles Thank God for Girls e Do You Wanna Get High?, o vocalista da banda, Rivers Cuomo, estreou a nova faixa, L.A. Girlz, no programa de Zane Lowe na rádio Beats 1 do Apple Music.

“L.A. Girlz”: a nova do Weezer

Na ocasião, Rivers foi entrevistado por Lowe e ele falou sobre o White Album da banda, adicionando que o próximo disco começou com seu processo de escrita na época do The Black Album. Rivers Cuomo acrescentou que o material do próximo e décimo disco de estúdio da carreira da banda será um pouco mais sombrio em relação a tudo que ele e sua banda fizeram antes. O novo disco do Weezer, homônimo, será lançado no dia 1º de abril.

Anteriormente o vocalista havia contado mais detalhes sobre o disco:

"A inspiração por trás das canções foram minhas experiências rodando o lado oeste de Los Angeles, que tem sido nossa casa desde que o Weezer começou. Sair com pessoas em Venice e Santa Monica, a praia, os Hare Krishnas, patins com guitarras, garotas no Tinder em um raio de quatro milhas, vendo outras bandas, as criança de La Sera.

Eu apenas tuitaria ‘alguém quer passar tempo juntos?’ E então eu me reuniria com pessoas que responderam para falar sobre a vida. Eu amo a Califórnia. Eu queria que o álbum fizesse você se sentir como se estivesse lá com a gente, os chamados esquisitos, mesmo se você estiver em Milwaukee em dezembro."

Recentemente a banda compartilhou o clipe de King of The World, todo em preto e branco e com direito a caracterização de rei, com capa e coroa, fazendo com que o personagem do vídeo acredite que possa fazer o que bem quiser. Confira abaixo:

Fonte: A Gambiarra


Conheça "Akinauê", EP de estreia de Caio Nunez


Nascido no Rio de Janeiro, o músico e compositor Caio Nunez aparece com uma das boas surpresas da nova safra de nomes da MPB. Com influências da fase setentista de Gilberto Gil, somada a ritmos afro e pitadas de sons latino americanos, o artista surpreende com uma voz doce, levemente rouca e cheia de verdade nas suas emoções.

Influenciado pelo pai músico, o carioca começou a tocar ainda muito jovem. Sempre com música por perto, dos discos de rock dos anos 80 dos pais até as cantigas de ciranda cantaroladas pela vó, Caio foi influenciado por diversas correntes artísticas e musicais.

Em abril de 2015, o músico lançou o seu EP de estreia, "Akinauê", com canções de um clima tropical. O trabalho reflete um pouco sobre a ligação do artista com a natureza, através de canções contemplativas. Sobre a escolha do título, que pode causar um estranhamento a primeira vista, Caio comenta.

"Esse nome surgiu como uma onomatopeia espontânea quando eu estava compondo uma das músicas do EP, chamada 'Floreia'. Me lembro que me senti tão livre quando compus o arranjo que essa 'palavra' me veio no meio do processo. Poderia ter sido um 'lá, lá, lá'. Eu já tinha pensando num conceito de liberdade para fazer o EP, musicalmente falando. Aí na hora de batiza-lo, 'Akinauê' me veio de primeira como o maior sinônimo de liberdade que eu já havia sentido."

O disco, que se encontra à venda no iTunes e disponível para audição gratuita no SoundCloud, contou com produção assinada pelo próprio cantor, em parceria com Thiago Miguel, e traz mixagem e masterização de Fred Tafuri. Em suas canções, o papel da cidade opressora da música recente carioca some perante a grandiosidade quase espiritual da natureza. Caio canta o sol, as flores e folhas como se elas fossem parte de um amor.

"O maior ímpeto foi a necessidade de colocar para fora tudo que eu absorvi durante a vida. Sempre tive vergonha de mostrar minhas músicas para as pessoas, principalmente por serem uma tradução muito pessoal de como eu observo o mundo. Mas então, depois de participar de um festival, percebi que o sentido disso tudo era justamente jogar essas canções no mundo para que esse meu ofício de compositor continuasse em movimento."

Ouça abaixo "Akinauê" na íntegra.

Fonte: Bota pra tocar


Direto do Forno 13 de Fevereiro: Elton John, Charlie Puth, Foxes e Abayomy Afrobeat Orquestra

 
 
 

Direto do Forno pop e conceitual essa semana!

Começando com o lançamento do 32º álbum do Elton John: Wonderful Crazy Night.

E tem estreia do músico norte-americano Charlie Puth, que lança se primeiro trabalho intitulado Nine Track Mind.

E também tem pop britânico ao som da cantora Foxes, que lançou o álbum All I Need no início do mês.

Fechando o programa chega por aqui a Abayomy Afrobeat Orquestra. Abra Sua Cabeça dá nome ao trabalho que fala da ancestralidade com delicadeza de quem percebe o mundo de possibilidades e combinações.

Bora curtir?

Ouça abaixo o programa na íntegra! ►


Leia mais...

Disclosure lança versão VIP de “Nocturnal”, colaboração com The Weeknd


Sem se deixar abater por uma outra indicação e perda ao Grammy Awards, o Disclosure lançou um VIP (variation in production – variação em produção) para a colaboração que o duo fez com The Weeknd, Nocturnal, que integra o disco de estúdio Caracal.

O VIP começa com os três primeiros minutos sem muita mudança da faixa original. Eles mantêm os vocais de The Weeknd falando sobre a vida da noite e o arrepio oscilante sem introduzir uma linha de baixo para mantê-la hipnótica conforme ele consegue ser.

“Nocturnal” ganha versão VIP do Disclosure

Depois, por volta dos três minutos e trinta segundos a faixa muda completamente para um clássico registro do Disclosure que eles poderiam usar em uma balada, faixa perfeita para a pista de dança.

Eles introduzem uma linha de garage bass, tiram muitos leads dos flutuantes synths e aceleram os vocais de The Weeknd para se encaixar no ritmo da faixa. As mudanças acrescentam alguns sintetizadores diferentes por baixo.

A faixa original acabou se tornando muito longa para um álbum pop com o The Weeknd, que surpreendeu muitos, considerando no que os artistas estavam envolvidos. É um bom disco, apesar de não ter o apelo de rádio que se poderia esperar de uma colaboração entre os envolvidos. Agora, essa versão VIP torna a faixa ainda mais acessível para uma atmosfera cheia das pistas de dança.

Este é o segundo registro VIP a emergir do disco Caracal, lançado em 2015. Eles anteriormente lançaram um VIP que continha um despojado remix de sua própria canção Magnets, que conta com a colaboração de Lorde.

Logo após eles lançarem o Magnets VIP, um pacote de remix foi lentamente revelado, o que poderia significar que os remixes de Nocturnal estariam a caminho, o que foi comprovado. O VIP de Nocturnal também está disponível para download digital no iTunes.

Fonte: A Gambiarra


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