Ciclo de debates discute a universidade na sociedade contemporânea - Unijuí

Ciclo de debates discute a universidade na sociedade contemporânea

O papel da universidade vem sendo reinventado conforme o contexto social que se vive, com novos desafios, metas e mudanças necessárias para cada tempo. Levando em consideração as modificações temporais das necessidades e do que se espera de uma Universidade, a Reitoria da UNIJUÍ promove o Ciclo de Debates: A Universidade na Sociedade Contemporânea.

Os debates estão divididos em três encontros, sendo o primeiro no dia 30 de março, sexta-feira, às 8h, no salão Azul do campus da UNIJUÍ, com o tema “Concepção, evolução e modelos de universidade”, com o professor Doutor Luiz Carlos Bombassaro.

O palestrante é Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pelas Universidades de Heidelberg e Kaiserslautern. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia na Renascença, Filosofia da Educação e Epistemologia e História da Ciência.
No dia 27 de abril acontece mais uma etapa do ciclo, com a palestra de Jayme Paviani, que abordará o tema: Cenários Atuais e Tendências. O palestrante possui graduação em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (1964), graduação em Ciências Jurídicas E Sociais pela Universidade de Caxias do Sul (1969), mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é doutor adjunto iii da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, dialética, platão e conhecimento. Abordará o tema: Cenários Atuais e tendências.

Para encerrar o debate sobre o tema Renato de Oliveira que falará sobre “O sistema de Instituições de Ensino Superior Comunitárias do RS: natureza e perspectivas”. O professor possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Sociologia - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1993), tendo realizado estágio pós-doutoral na Universidade Aberta da Catalunha, em Barcelona, Espanha. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Ética e Sociologia da Inovação, tendo atuado como gestor público em C&T. Atua como consultor nas áreas de gestão da inovação e ensino superior – Secretário de Ciências e Tecnologia do Estado do RS. Desenvolve trabalho de assessoria junto ao COMUNG.