O professor Gil Eduardo Guimarães, do curso de Engenharia Mecânica, do campus Panambi, participou da reunião de criação do Grupo de Trabalho Abenge (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) realizada durante o Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia.
O GT Abenge tem como objetivo subsidiar a Associação na discussão dos temas gerais de interesse da Engenharia em termos de formação e exercício profissional, estruturando documentos e propondo estratégias de ação para viabilizar as demandas que a entidade deve atender no campo da Educação em Engenharia.
A discussão teve como objetivo principal o levantamento dos tópicos que deveriam ser objeto de discussão do GT. Foram elencados os seguintes temas:
• Diagnóstico – realizar um diagnóstico da situação da Educação em Engenharia no país;
• Condições de Oferta - estabelecer quais as condições que um curso deve oferecer para ser considerado como um curso de graduação em Engenharia;
• Diretriz Única para os Cursos de Engenharia – elaborar documento defendendo diretriz única para todas as modalidades de Engenharia;
• Formação e Valorização do Professor de Engenharia – elaborar propostas de cursos de formação de professor (presencial e/ou EAD) ou adotar alguma existente, assim como, buscar fontes de financiamento. Ao mesmo tempo elaborar propostas de valorização da atividade de ensino/aprendizagem e de coordenação de cursos.
• Matriz do Conhecimento CONFEA/CREAs – elaborar documento relacionado à Matriz de Conhecimento tal como proposta e discutir formas de melhor regulamentar a profissão de Engenheiro, inclusive buscando meios que garantam que apenas cursos de Engenharia decorrentes de uma diretriz única da Engenharia possam utilizar a denominação de engenharia e que apenas os egressos desses cursos possam denominar-se Engenheiros;
• ABENGE / CREAs – elaborar propostas de incrementar a atuação regional da ABENGE principalmente junto aos CREA’s;
• Avaliação de Cursos – discutir e elaborar propostas de avaliação dos cursos e organização do ENADE para as Engenharias.
O professor Gil destaca a importância da UNIJUÍ estar participando de um grupo de discussão de nível nacional, pois será capaz de trazer informações, em tempo real, aos NDE"s dos cursos de engenharia da UNIJUÍ, sobre o que está se pensando no país, em termos acadêmicos e profissionais, em engenharia.
O GT Abenge tem como objetivo subsidiar a Associação na discussão dos temas gerais de interesse da Engenharia em termos de formação e exercício profissional, estruturando documentos e propondo estratégias de ação para viabilizar as demandas que a entidade deve atender no campo da Educação em Engenharia.
A discussão teve como objetivo principal o levantamento dos tópicos que deveriam ser objeto de discussão do GT. Foram elencados os seguintes temas:
• Diagnóstico – realizar um diagnóstico da situação da Educação em Engenharia no país;
• Condições de Oferta - estabelecer quais as condições que um curso deve oferecer para ser considerado como um curso de graduação em Engenharia;
• Diretriz Única para os Cursos de Engenharia – elaborar documento defendendo diretriz única para todas as modalidades de Engenharia;
• Formação e Valorização do Professor de Engenharia – elaborar propostas de cursos de formação de professor (presencial e/ou EAD) ou adotar alguma existente, assim como, buscar fontes de financiamento. Ao mesmo tempo elaborar propostas de valorização da atividade de ensino/aprendizagem e de coordenação de cursos.
• Matriz do Conhecimento CONFEA/CREAs – elaborar documento relacionado à Matriz de Conhecimento tal como proposta e discutir formas de melhor regulamentar a profissão de Engenheiro, inclusive buscando meios que garantam que apenas cursos de Engenharia decorrentes de uma diretriz única da Engenharia possam utilizar a denominação de engenharia e que apenas os egressos desses cursos possam denominar-se Engenheiros;
• ABENGE / CREAs – elaborar propostas de incrementar a atuação regional da ABENGE principalmente junto aos CREA’s;
• Avaliação de Cursos – discutir e elaborar propostas de avaliação dos cursos e organização do ENADE para as Engenharias.
O professor Gil destaca a importância da UNIJUÍ estar participando de um grupo de discussão de nível nacional, pois será capaz de trazer informações, em tempo real, aos NDE"s dos cursos de engenharia da UNIJUÍ, sobre o que está se pensando no país, em termos acadêmicos e profissionais, em engenharia.