Curso de Psicologia promove inclusão em projeto desenvolvido na escola Antônio Padilha - Unijuí

Desconstruir preconceitos, reformular conceitos, discutir e refletir sobre a questão da inclusão são os principais objetivos do projeto desenvolvido pelo curso de Psicologia junto a estudantes da escola Antônio Padilha.

Durante a sexta-feira, 21, foi realizada a apresentação do projeto “Antônio Padilha por dentro da Inclusão”, na sede acadêmica da UNIJUÍ, contando com a participação dos alunos da escola, da diretora Elisabeth Libert, professores, das estagiárias do curso de Psicologia, Aline da Rosa Kielslich e Juliana Nascimento de Lima, responsáveis pelo projeto; e as professoras da UNIJUÍ, Elisiane Schonardie, Marta Borgmann e Sônia da Costa Fengler.

A estagiária Aline Kielslich explica que o projeto “Antônio Padilha por dentro da Inclusão” foi pensado a partir da experiência de estágio com ênfase em processos educacionais do curso de Psicologia. A escola apresentou questões referentes ao tema da Inclusão desde o início deste ano, e a partir disso vem-se trabalhando com professores e alunos dentro desse assunto. Em meio a esse trabalho surgiu a proposta de uma turma, que as estagiárias acolheram e, juntamente com a equipe da escola, elaboraram a amostra de trabalhos que culminou com a apresentação.

Primeiramente foi proposto que os alunos realizassem uma pesquisa sobre qualquer assunto relacionado à Inclusão para que a turma pudesse criar a apresentação abordando o tema de uma forma ampla, assim surgiram assuntos como bullying, racismo, discriminação na escola, pessoas com necessidades especiais, inclusão digital, homossexualidade, entre outros. Aline resslata que “é importante salientar que não é a apresentação de algo dado, pronto, mas uma construção como oportunidade de discutir e refletir a respeito do tema. Pensando que é necessário sair da posição de expectador e assumir nossa responsabilidade, principalmente quando pensamos nos adolescentes que precisam se colocar, expor suas idéias e questionar, pois tem muito a acrescentar com sua criatividade e desprendimento”.

As atividades tiveram início pela manhã, a abertura se deu com um teatro realizado pelos alunos e à tarde tivemos a participação especial do grupo “Movidos pela Arte”, da APAE.