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Mestrandos em Atenção Integral à Saúde realizam atividades com uso de metodologias ativas

Nos meses de junho e julho as professoras doutoras do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Eniva Stumm e Janaina Coser, realizaram na disciplina de Educação em Saúde atividades com o uso de metodologias ativas. Durante as aulas  as docentes contextualizaram a prática da educação em saúde, demonstrando aos mestrandos ações, formas metodológicas de abordagem e políticas públicas na prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

A partir da divisão em grupos, compostos pelos mestrandos, foi proposto que os mesmos desenvolvessem uma metodologia ativa a partir do diagnóstico situacional, com o objetivo de promover saúde ao público escolhido com uma ação educativa, possibilitando a realização de apontamentos sobre as dificuldades, possíveis soluções e potencialidades frente à realidade vivenciada. Os discentes também realizaram busca na literatura científica das hipóteses explicativas para os pontos observados no diagnóstico situacional.

A prática de ação-investigação permitiu a identificação de possibilidades de transformação da realidade a partir da observação, reflexão, sugestão de hipóteses de solução e aplicação à realidade. Os discentes realizaram ações educativas, construídas de forma conjunta com a comunidade, estudantes, professores e profissionais. Os grupos contribuíram de forma positiva com as comunidades escolhidas, como também influenciaram positivamente na vida acadêmica dos mestrandos, que como futuros docentes poderão utilizar metodologias ativas para qualificar a assistência nos diferentes âmbitos de atuação. 


Inscrições abertas para Aluno Especial em Atenção Integral à Saúde

Estão abertas as inscrições para o ingresso de Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde em associação entre UNICRUZ/UNIJUÍ. As inscrições podem ser feitas até 18 de março. O edital foi publicado na página do Programa, no Portal da Unijuí.

Os candidatos devem inscrever-se pelo e-mail ppgais@unijui.edu.br, por meio do preenchimento do formulário, disponível junto ao edital. A matrícula deve ser feita de forma presencial na Secretária Acadêmica da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Rua do Comércio, 3000 - Bairro Universitário - Ijuí – RS, entre os dias 20 e 22 de março das 8h às 10h30min e das 13:30h às 17h00min.

As vagas estão disponíveis para as seguintes disciplinas: Experimentação em Modelos Animais, Ensaios Químicos e Biológicos Aplicados em Saúde, Políticas Públicas em Saúde e Pesquisa em Saúde I.

Saiba mais sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde é um projeto interinstitucional com característica interdisciplinar em associação ampla entre Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.

Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Últimos dias para inscrição do processo de Seleção do Mestrado em Atenção Integral à Saúde

                 

Estão abertos  dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública. As inscrições encerram no dia 01 de março, sexta-feira.

Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também).  O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova.

Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.

Sobre o Programa

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos. 
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Mestrado em Atenção Integral à Saúde seleciona profissionais em dois editais

                    

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, em associação entre as instituições Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, publica edital para seleção de profissionais ao curso.

São dois editais específicos: o primeiro diz respeito ao Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROMED, que seleciona médicos. Já o segundo é o Processo de Inscrições e Seleção de vagas PROPUB, para profissionais de saúde que atuam na Rede Pública.

Ambos editais selecionam 4 profissionais cada (com duas bolsas 50%, cada também), com prazo de inscrição iniciando nesta segunda, dia 11 e se estendendo até o dia 01 de março de 2019. O valor da taxa de inscrição é de R$ 190,00. O processo seletivo será mediante uma prova escrita.

Os detalhes do conteúdo exigido, bem como o edital completo podem ser consultados na página do Programa.

Sobre o Programa

O programa busca desenvolver pesquisas, produção de conhecimento científico e formar profissionais críticos e reflexivos capazes de intervir na realidade, por meio de ações, considerando o contexto em que os indivíduos e população estão inseridos.
Além disso, busca a formação de pesquisadores, docentes e demais profissionais para atuarem na área da Saúde, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a atenção integral à saúde.


Estudo descreve que gel papacárie é excelente opção para o tratamento dentário de crianças

                

Estudo do mestrado em Atenção Integral à Saúde descreve que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado em crianças que apresentam cárie dentária.

O estudo publicado recentemente na revista Scientific Reports do grupo Nature, intitulado “Costs and benefits of Papacarie® in paediatric dentistry: a randomized clinical trial“ reuniu os resultados da pesquisa básica e aplicada sobre cárie dentária em crianças com o uso de gel Papacarie.

O estudo de autoria de Fernanda Bottega, Dentista e egressa do mestrado em Atenção Integral à Saúde demonstrou que o método químico-mecânico (papacárie) possui um custo (por procedimento) menor comparado com método tradicional (broca), além de que o gel papacárie é uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado, evitando sintomatologia dolorosa e reduzindo ansiedade da criança, apresentando se como alternativa viável para saúde pública.

O estudo, orientado pela professora Dra Eliane Roseli Winkelmann da UNIJUI, contou com ainda com a participação da pesquisadora e dentista Sandra Kalil Bussadori (professora titular da UNINOVE e Universidade Metropolitana de Santos/ São Paulo) assim como da professora participante do grupo de pesquisa em Atenção à Saúde (GPAS), Iara Denise Endruweit Battisti, da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Cerro Largo), e com o apoio do dentista Tiago Szambelan Pompeoe a professora Eusélia Paveglio Vieira, da UNIJUI.

O estudo discutiu o custo de material e os benefícios do método atraumático de remoção do tecido cariado com o gel Papacárie em crianças, para sua possível indicação em saúde pública. Considerando que há uma significativa parcela da população que possui dificuldade de acesso aos serviços odontológicos, e se mantém com elevado índice de cárie, a utilização de restaurações atraumáticas com gel papacárie facilitariam o atendimento odontopediátrico reduzindo ansiedade, ofertando maior conforto ao paciente e tornando-se uma alternativa viável para redução de custos para unidades públicas de saúde.

O estudo está publicado em  https://www.nature.com/articles/s41598-018-36092-x


Mestrandos realizaram ação educativa a partir de tecnologia de informação e comunicação

                 

Os mestrandos em Atenção Integral à Saúde, Brenda da Silva, Lucianes Dutra, Leonardo Henrique da Silva e Renan Felipe Raisa desenvolveram ação educativa em uma Instituição de Ensino Médio, em Bozano. A ação integra a disciplina Educação em Saúde, do Mestrado em Atenção Integral a Saúde-PPGAIS, sob orientação das docentes Dra. Eniva Stumm e Dra. Janaina Coser.

O processo de educação sofre contínuas mudanças, especialmente pela introdução de novas mídias nos processos educativos, e essas mudanças ocorrem também no método tradicional de ensino, na forma de comunicação comunicacional docente e traz possibilidades de mediação multimidiática da informação. Neste sentido, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser um importante instrumento de auxílio no processo educativo. O referido método não substitui a prática docente, mas acrescenta habilidades e competências que habilitam o docente a efetivamente educar.

Entre estas tecnologias, os smartphones são parte importante da vida moderna, o que não torna surpreendente que a grande maioria dos estudantes tenha um smartphone e que aplicativos de mensagens instantâneas se tornam uma ferramenta popular de comunicação. A partir disto o uso de smartphones e mensagens instantâneas para impulsionar a comunicação e o aprendizado, o aplicativo WhatsApp® tem se tornado importante nesta transmissão de informações e pode ser uma ferramenta na educação em saúde. A partir disto, este trabalho objetivou avaliar o uso do WhatsApp® como uma TIC para educação em saúde.

Participaram do estudo 30 estudantes do Ensino Médio de uma Escola do Interior do Rio Grande do Sul. O trabalho consistiu em dois momentos, no primeiro foi realizada uma palestra informativa e o convite aos estudantes para participarem do trabalho, seguido da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A partir disto foi aplicado um questionário avaliativo, subdividido em três sessões 1) Questões gerais abordando hábitos alimentares e de estilo de vida, 2) Conhecimento sobre atividade física e 3) Conhecimento sobre consumo alimentar e alimentação saudável. A partir daí por um período de 10 dias foram enviadas aos estudantes, diariamente, informações e dicas de saúde e qualidade de vida. Após o período de envio de informações foi realizada uma gincana de saúde, em forma de competição. Os estudantes foram divididos em três grupos e responderam perguntas acerca das informações enviadas durante o período do estudo. Após foi encerrada a atividade com a aplicação do mesmo questionário. Os dados foram analisados com o auxílio do software estatístico IBM SPSS e estatística descritiva.

Participaram do estudo 30 estudantes, destes 16 eram meninas com média de idade de 16,5 ± 1 ano. Em geral os alunos demonstraram já na primeira avaliação um bom nível de conhecimento sobre hábitos de vida saudáveis e alimentação adequada.  Houve diferença estatística após o período de intervenção no tempo de sono que na primeira avaliação era ≥ 8 horas/dia em 45% dos indivíduos passando para 26,7% na segunda avaliação (p=0,002), além do consumo de salgadinhos e doces (balas, chicletes e bolacha recheada) que inicialmente foi de 36,7% ≥ 3 dias/semana, passando para 23,3% (p=0,035) e o consumo de alimentos ultraprocessados (salsicha, presunto, mortadela) que na primeira avaliação p consumo era de ≥ 3 dias/semana para 33.3% dos entrevistados que passou para 20% (p=0,038).

Os dados preliminares deste estudo demostram que o uso de uma TIC para educação em saúde pode ser uma forma importante de mudança de estilo de vida, especialmente no que diz respeito à mudança de hábitos alimentares.

               


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    Este cadastro irá oportunizar o acesso a benefícios institucionais que estão sendo formulados especialmente para você! Além disso, você estará conectado a tudo que acontece na Universidade, e receberá dicas importantes sobre o universo profissional, vagas de emprego, entre outros, e terá acesso a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, que dispõe do maior acervo bibliográfico da região.

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