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Tese analisa dificuldades na disponibilização de dados abertos municipais

Se nos tempos pré-históricos os suportes eram as paredes das cavernas, hoje emprega-se toda tecnologia de equipamentos eletrônicos para garantir a qualidade e exatidão dos registros.  Pensadores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), como López e Sagol, em sua obra "Dados, colaboração e participação em ambientes virtuais", publicada em 2012, já evidenciavam que os recursos tecnológicos para captura, armazenamento, processamento e disseminação de informações são cada vez mais necessários em função do crescimento acelerado do compartilhamento de informações. 

A preocupação com essa coleta de dados abertos, servindo como geração para transparência, foi o que motivou a tese de doutorado do pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí, Reneo Pedro Prediger. Intitulada “Dados abertos como indutores da transparência em municípios brasileiros: um estudo a partir de municípios gaúchos”, a tese aborda dados governamentais abertos em nível municipal, tema associado à transparência pública, à participação e à colaboração dos cidadãos, e um dos eixos fundamentais nos denominados Governos Abertos. 

Segundo Reneo, a disponibilização de dados governamentais em formatos abertos pode contribuir para uma abordagem diferente sobre os dados públicos, podendo resultar em visões que acrescentam qualidade e efetividade aos processos de transparência. “A construção destas visões pressupõe tanto a participação quanto a colaboração da sociedade, visto que são os próprios cidadãos, individualmente ou em associações, que as elaboram. Esta colaboração dos cidadãos ocorre, normalmente, pelo desenvolvimento de aplicativos computacionais, para smartphones, computadores pessoais ou para a própria web” ,  explica. 

O movimento de dados abertos tem obtido adeptos, principalmente em nível de governos nacionais. No entanto, existem poucas evidências mostrando a associação de municípios, principalmente no Brasil, a esta atividade. A tese do pesquisador, deste modo, procurou identificar e analisar os fatores políticos, burocráticos e tecnológicos que dificultam ou impedem a disponibilização de dados abertos municipais. A investigação empregou metodologia qualitativa de análise, especificamente a Hermenêutica de Profundidade, de Thompson, permeada por instrumentos quantitativos que contribuíram para a caracterização estrutural, e espacial, dos municípios gaúchos, os quais constituíram o locus deste estudo. 

Durante a pesquisa foram observados, por um lado, o tratamento dispensado pelos 497 municípios à transparência pública, por meio de seus sites institucionais e portais da transparência e, por outro, a percepção de atores sociais, governamentais e empresariais em relação ao tema da transparência pública, participação e colaboração dos cidadãos, governos e dados abertos. “As dificuldades dos municípios estão localizadas nas limitações de suas estruturas administrativas e na ausência, em praticamente todos os municípios, de qualquer organização da área responsável pelo tratamento da informação. Os motivos principais, entretanto, estão relacionados à ausência de legislação específica e ao desconhecimento do assunto”, esclarece o pesquisador. 

A tese foi apresentada por Reneo Pedro Prediger ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão Social, da Unijuí, e teve orientação do professor doutor Sérgio Luís Allebrandt. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Airton Adelar Mueller (PPGDR/UNIJUÍ),  Romualdo Kohler (PPGDR/UNIJUÍ), Airton Cardoso Cançado (PPGDR/UFT) e Ângela Cristina Trevisan Felippi (PGDRA/UNIOESTE). 

Confira o trabalho na íntegra: https://www.unijui.edu.br/estude/mestrado-e-doutorado/desenvolvimento 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Dissertação de mestrado apresenta elementos para avanços na implementação do PNAE em Passo Fundo

Pesquisa realizada por mestranda do Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí analisou as potencialidades e possibilidades de melhorias para que o município atinja efetivamente as diretrizes propostas na Lei nº 11.947/2009

O crescimento do setor agrícola e o aumento da produção de alimentos nas duas últimas décadas vêm contribuindo para reduzir a fome e a desnutrição da população em âmbito mundial. No entanto, isto não é suficiente para que a população possa ter acesso aos alimentos com regularidade, de forma saudável, nutricional e sanitariamente adequada. A alimentação escolar é conceituada pelo Programa Mundial de Alimentos (PMA), como a provisão de alimentos a escolares. Existem vários tipos de programas de alimentação escolar, os quais podem ser classificados em duas principais categorias: os que oferecem alimentação nas escolas e os que oferecem rações (termo utilizado na dissertação como referência a uma quantidade pronta e padronizada oferecida às crianças) para levar para casa, garantindo aos alunos a alimentação no ambiente escolar, respeitando as diferenças por faixa etária, de saúde e de alunos que se encontram em condições de vulnerabilidade social. 

A pesquisadora Indaia Dias Lopes, em sua dissertação de mestrado no  Programa de Desenvolvimento Regional da Unijuí, se propôs a analisar as diferentes formas de operacionalização do  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas escolas públicas de Passo Fundo.  No entanto, segundo a pesquisa - intitulada “Análise da operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar em escolas públicas de Passo Fundo - RS” -, para que o município atinja efetivamente as diretrizes propostas na Lei nº 11.947/2009, ainda existem muitos aspectos que precisam ser aprimorados. 

“O estudo mostra que é preciso avançar em uma proposta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas, envolvendo alunos, pais, professores, em particular nas escolas estaduais. A conscientização sobre uma alimentação saudável não somente deve perpassar por todos os atores sociais envolvidos diretamente com o PNAE, mas ir além. Esta conscientização deve iniciar no cultivo do alimento pelo agricultor, com a utilização de técnicas que não sejam prejudiciais à saúde humana”, disserta.

A pesquisa, conforme Indaia, contribui  para a sociedade, particularmente para os gestores públicos, formuladores de políticas públicas, pesquisadores, estudantes interessados nesta temática e para os beneficiários do PNAE, pois aborda os limites e as potencialidades deste programa no município, além de proporcionar elementos explicativos para que se possam avançar em busca de melhores resultados.

A dissertação foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na linha de pesquisa Desenvolvimento Territorial e Gestão de Sistemas Produtivos, e teve como orientador o professor doutor David Basso. Já a banca examinadora foi composta pelo professor doutor David Basso (Unijuí), professora doutora Rita Inês Paetzhold Pauli (UFSM), e o professor doutor Dilson Trennepohl (Unijuí). 

Confira o trabalho na íntegra neste link.

Por Evelin Ramos da Rosa, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí.


Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional têm inscrições prorrogadas

Interessados têm até o dia 13 de dezembro para se inscrever nos processos seletivos

Foram prorrogadas as inscrições para o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da Unijuí, para o dia 13 de dezembro. Interessados podem se candidatar por meio do endereço www.unijui.edu.br/ppgdr, onde também estão disponíveis os editais e mais informações sobre os processos.

Em ambos os processos seletivos, a lista com a homologação das inscrições será publicada no site do PPGDR, até o dia 14 de dezembro. 

Em razão da pandemia de covid-19, as entrevistas para a seleção de Mestrado serão realizadas por meio de videoconferência, nos dias 16 e 17 de dezembro, em horário a ser definido para cada candidato. A data de publicação do resultado final é 18 de dezembro. 

Com carga horária de 450h e duração de 24 meses, o curso de Mestrado conta com a oferta de 20 vagas.

No caso do Doutorado, a carga horária do curso é de 720h, com duração de 48 meses. Serão ofertadas 5 vagas por linha de pesquisa, totalizando 10 vagas no curso. A data de publicação dos resultados finais é 18 de dezembro.

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional organiza-se na área de concentração Planejamento e Gestão, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: Políticas Públicas, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Territorial; e Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado.

O Programa tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando a formação e o aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional.

Os cursos participam de forma crítica e reflexiva do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.


Últimos dias de inscrições para o Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

            

Na próxima sexta-feira, dia 27 de novembro, encerra o prazo de inscrição aos cursos de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Unijuí. Acesse a página do Programa e confira os detalhes do edital. 

O Programa e seus cursos são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com conceito 4. Tem por objetivo a geração de conhecimento e de produção científica a partir da pesquisa, visando à formação e ao aprimoramento de docentes e outros profissionais para o exercício de atividades de pesquisa, extensão, ensino, assessoria e consultoria, qualificados para atuação na área das Ciências Sociais Aplicadas, em organizações públicas, privadas e da sociedade civil, tendo a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional. 

Busca a compreensão das dinâmicas de desenvolvimento por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas de intervenção nos processos de desenvolvimento de territórios socialmente construídos. Participa de forma crítica e reflexiva no desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e da qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios, tendo formado mais de 380 pessoas desde a sua fundação. 

Atualmente são desenvolvidos 24 projetos de pesquisa e extensão no Programa, sendo que 10 deles estão sendo financiados por órgãos de fomento como o CNPQ e a Capes. “Possuímos uma integração com outros programas nacionais, como a Universidade do Tocantins, e de outros países, com possibilidade de intercâmbio com as Universidades na Austrália”, complementa o coordenador.

Linhas de Pesquisa

Aulas remotas

A Unijuí optou por manter em 2021 a possibilidade de realização de aulas remotas nos cursos de Mestrado e Doutorado. Assim, as atividades acadêmicas dos cursos de pós-graduação stricto sensu da Unijuí, no decorrer do ano de 2021, poderão ser realizadas de forma remota ou presencial, respeitadas as orientações dos órgãos de saúde, em virtude da situação de pandemia do coronavírus (COVID-19). Em caso de retomada das aulas presenciais, o estudante poderá optar em realizar as atividades de forma presencial ou online, utilizando tecnologias de informação e comunicação. As aulas realizadas de forma remota serão síncronas, conforme cronograma do curso. A seleção também será realizada de forma remota.


Simpósio Latino-americano reúne mais de 500 estudantes e professores

Segunda edição do Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional aconteceu na última semana, entre quarta e sexta-feira, no formato on-line.

          

Na última semana, entre os dias 4 e 6 de novembro, foi realizado o II Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR) – um evento científico bianual, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí (PPGDR/Unijuí). Esta segunda edição envolveu mais de 500 docentes pesquisadores e estudantes de pós-graduação, considerando as diversas etapas de organização e realização do evento.

O simpósio foi inicialmente programado para acontecer de forma presencial, em julho deste ano, mas, em função da pandemia de covid-19, tivemos que reprogramá-lo para a última semana, no formato on-line. Esta adaptação aconteceu com grande parte dos eventos científicos em todos os países”, explicou o coordenador geral do evento, professor Sérgio Allebrandt.

Neste ano, o SLAEDR foi realizado de forma integrada com outros dois eventos itinerantes: o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (Sider), que está em sua 6ª edição; e o Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (Sideteg), em sua 3ª edição.

Em torno do tema central - Inovação, Cooperação e Integração Regional para Desenvolver Territórios, foram organizadas oito sessões temáticas, contemplando abordagens teóricas e metodológicas sobre planejamento e desenvolvimento regional, governança e integração regional de territórios, dinâmicas demográficas, políticas públicas, gestão social e planejamento urbano, cooperativismo e economia colaborativa, inovação, organizações, dinâmicas de mercado, educação para o desenvolvimento regional e diálogos de saberes para sociedades sustentáveis. “Estes temas se justificam pela grande interdisciplinaridade dos programas de pós-graduação em desenvolvimento regional com outros programas das áreas de gestão e planejamento urbano e regional”, explicou Allebrandt.

Por ser um evento de caráter internacional, a Comissão Organizadora foi integrada por três professores estrangeiros - representando o Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria; a Universidade Andina Simón Bolívar, do Equador; e a Escola Politécnica Nacional do Equador; além de 14 professores brasileiros – cinco do Rio Grande do Sul, sendo que quatro foram da Unijuí e um da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

A Comissão Científica, responsável pela avaliação no sistema duplo-cego dos trabalhos submetidos, foi composta por 160 pesquisadores doutores, sendo 24 estrangeiros de oito países e 136 pesquisadores de 17 estados brasileiros. A Comissão aprovou 150 trabalhos completos, submetidos por 442 autores e coautores, e apresentados nas 27 salas virtuais organizadas em torno das oito sessões temáticas.

A realização das conferências, mesas redondas e sessões de comunicação de trabalhos contou com o envolvimento de mais de 350 integrantes da comunidade acadêmica de instituições brasileiras e estrangeiras.

Pode-se avaliar que o evento, mesmo neste formato, foi de alta qualidade em relação às temáticas abordadas e aos conteúdos das conferências e mesas redondas, com importantes contribuições para a área do conhecimento. Certamente, a desvantagem deste formato é a inexistência dos espaços livres na agenda para eventos presenciais, em que os participantes conseguem fortalecer laços de amizade e de cooperação em redes de pesquisa e interinstitucionais”, observou o professor Sérgio Allebrandt. “Mesmo assim, esta integração se potencializa, especialmente entre os programas organizadores e as instituições dos palestrantes e conferencistas, com possibilidades de novos convênios interinstitucionais e o fortalecimento das redes e convênios já existentes.”

De acordo com o professor, a próxima edição do Simpósio Latino-americano está programada para 2022, ano em que o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unijuí completa 20 anos de existência. Já o Sider, como é um evento itinerante, será provavelmente realizado no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento da UFRGS, Campus Litoral Norte de Tramandaí, em 2022. As edições anteriores aconteceram no Paraná, em Santa Catarina e no Mato Grosso do Sul. Da mesma forma o Sideteg, cujas edições anteriores aconteceram em Toledo - Paraná, e em Santiago de Compostela, na Espanha.

          


Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional tem início

          

Nesta quarta-feira, dia 04 de novembro, teve início oficialmente o Simpósio Latino-americano de Estudos de Desenvolvimento Regional (SLAEDR), evento científico bianual realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDR/UNIJUÍ). Nesta edição desenvolve, até sexta-feira, dia 06, a temática “Inovação, Cooperação e Integração Regional para Desenvolver Territórios”, E, de forma concomitante, outros dois eventos itinerantes são realizados nestes dias: o VI SIDER e o III SIDETEG.

A atividade de abertura teve a participação do Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, de Coordenadores da Área PLURD/CAPES, da ANPUR, da REDETEG, do OBSERVA-DR, do Grupo ARANDUASSU e do Desenvolvimento e do PPGDR/UNIJUÍ, além dos participantes inscritos no evento, que acompanharam tudo pelo Youtube do Seminário. 

Confira na íntegra como foi a atividade

      

Ainda na programação de abertura, ocorreu a Conferência 1: Impactos da Globalização nos Territórios, com a coordenação do Prof. Dr. Argemiro Luis Brum – PPGDR/UNIJUÍ e o conferencista Prof. Dr. Antônio Manuel Alhinho Covas – Universidade do Algarve, Portugal.  Das 16h às 18h, acontece Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas. E, encerrando o primeiro dia, no turno da noite, será realizada a MESA 2: Educação, Desenvolvimento Regional e Cooperativismo, coordenada pelo Prof. Dr. Fernando Jaime González – VRPGPE/UNIJUI e PPGEC/UNIJUI, com os painelistas Prof. Dr. Walter Frantz – PPGEC/UNIJUÍ e PPGD/UNIJUI e Prof. ª Dr. ª Cinara Neumann Alves – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP.

Em função da pandemia do coronavírus, a Comissão Organizadora do II-SLAEDR/VI-SIDER/III-SIDETEG decidiu transformar o evento para o formato online, utilizando como ferramenta de comunicação durante a realização do evento o Google-Meet e adicionalmente transmissão por canal do Youtube. Por esses meios serão realizadas todas as conferências, mesas temáticas e a apresentação de trabalhos nas salas de comunicações das 8 sessões temáticas, conforme a programação definida.

Mais sobre os eventos

O SLAEDR constitui-se em espaço científico de socialização e debate a partir do conhecimento produzido na academia, em especial nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu vinculados à área PLURD ou que tenham a interdisciplinaridade como referência metodológica e como temática os diversos aspectos que envolvem planejamento, gestão e inovação, na perspectiva da sustentabilidade do desenvolvimento regional, valorizando o exercício da cidadania, a promoção do bem-comum e a qualidade de vida, com respeito à diversidade sociocultural dos territórios.

Por sua vez o Seminário Internacional de Integração e Desenvolvimento Regional (SIDER) tem como objetivo reunir Cursos e Programas de Pós-Graduação da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia e afins para discutir ações que vinculem a pesquisa, o ensino e a extensão de modo a gerar impactos econômicos e sociais que promovam o desenvolvimento territorial. O SIDER é realizado pelo Grupo Aranduassu Desenvolvimento, que é composto por vários Cursos e Programas de Pós-Graduação avaliados pela CAPES e reúne autoridades, estudantes, professores e pesquisadores ligados às questões referentes ao desenvolvimento regional. A ideia central do SIDER é aproximar os programas e cursos de pós-graduação e fomentar ações conjuntas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, para fins de promover o Desenvolvimento Regional.

Já o Seminário Internacional da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (SIDETEG) tem como propósito oportunizar o encontro de seus membros, com outros pesquisadores nacionais e internacionais, para a socialização de reflexões e debates sobre temas afins ao objetivo central da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança (REDETEG).

Programação de quinta e sexta-feira:

  • 05/11/2020

Manhã: 

8:00h - 10:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

10:15h – 12:15h: MESA 3 – Patrimônio Territorial, Patrimonialização e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Carlos Otávio Zamberlan – ARANDUASSU e PPGDRS/UEMS

Painelista 1: Prof. Dr. Valdir Dallabrida – REDETEG e MDR/UnC

Painelista 2: Prof. Dr. Carlos Buesa Busón – UNED/Espanha

Painelista 3: Prfª. Drª. Maria das Mercês Cabrita de Mendonça Covas – Universidade do Algarve, Portugal 

Tarde:

13:45h – 15:45h: MESA 4 – Inovação e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Jorge Oneide Sausen – PPGDR/UNIJUÍ

Painelista 1: Prof. Dr. Camilo Freddy Mendoza Morejon – PPGCA/UNIOESTE

Painelista 2: Prof. Dr. Ivo Marcos Theis – PPGDR/FURB 

Painelista 3:  Prof. Dr. Klever Efraín Naranjo Borja – PDGT/EPN, Equador

16:00h – 18:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

Noite:

19:00h – 20:30h – Conferência 2: Estatuto da Metrópole e Regionalizações Brasileiras 

Coordenação: Prof. Rogério Leandro Lima da Silveira – OBSERVA-DR e PPGDR/UNISC

Conferencista: Prof. Dr. Clovis Ultramari – Coordenador Área PURD/CAPES e PPGGU/PUC–PR 

  • 06/11/2020

Manhã:

8:00h - 10:00h - Comunicação de Trabalhos nas Sessões Temáticas

10:15h – 12:15h: MESA 5: População, Migração e Desenvolvimento Regional

Coordenação: Prof. Dr. Airton Adelar Mueller – PPGDR/UNIJUI

Painelista 1: Prof. Dr. Roberto Luiz do Carmo – PPG-Demografia/UNICAMP

Painelista 2: Prof. Dr. Martin Coy – Institut für Geographie/ Universität Innsbruck, Austria

Tarde:

13:45h – 15:45h: MESA 6 – Tendências da Área Planejamento Urbano e Regional / Demografia (PLURD/CAPES)

Coordenação: Prof. Dr. Sérgio Luís Allebrandt – PPGDR/UNIJUÍ

Painelista 1: Prof. Dr. Clovis Ultramari – Coordenador Área PURD/CAPES e PPGGU/PUC–PR

Painelista 2: Prof. Dr. Waldecy Rodrigues – Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área PURD/CAPES e PPGDR/UFT

Painelista 3 – Prof. Dr. Marcio Moraes Valença – Presidente da ANPUR e PPGEUR/UFRN

15:45h – 16:15h: Encerramento

16:15h - 17:00h: Reunião da Comissão Organizadora Geral do Evento: avaliação do evento, encaminhamentos para o VII SIDER E IV SIDETEG E III SLAEDR


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