Pesquisa feita pela Unijuí revela comportamento do comércio de Santa Rosa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pesquisa feita pela Unijuí revela comportamento do comércio de Santa Rosa

A Unijuí, a partir do curso de Administração, realizou uma pesquisa voltada ao comportamento do comércio em Santa Rosa. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 5 de julho e teve como objetivo entender o atual momento do comércio no município e verificar o possível impacto da chegada de novos investimentos, em especial das lojas Havan. 

Ao todo, 59 empresas dos setores de roupas, vestuário e calçados (35,6%); eletroeletrônicos e eletrodomésticos (22%); bazar, presentes e decoração (22%) e cama, mesa e Banho (20,3%) foram entrevistadas. A pesquisa feita presencialmente nas lojas por meio do contato direto aos gerentes, proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos. A pesquisa que foi coordenada pelo professor Ariosto Sparemberger e contou com o apoio do analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Lucas Escher, e das jovens aprendizes Milena Gabrieli de Mattos e Everlin Kauany Conte.

Como resultados, a pesquisa revelou que 66% dos lojistas discordam que o faturamento da sua empresa reduziu mais de 50%. “Esse é um fato positivo que pode estar associado à implementação de estratégias e de inovações que o comércio realizou no período crítico de vendas físicas.”, destaca Ariosto. 

Sobre o faturamento, a pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (52%) concordam que o resultado está superior em relação ao ano de 2023. Outros 37,3% ressaltam que está menor, enquanto os demais não apontaram diferença. Isso significa que o comércio vem tendo resultados positivos e que os comerciantes estão conseguindo manter seus negócios atuais. 

A pesquisa também avaliou a expectativa do comércio de Santa Rosa para os próximos seis meses. Conforme os dados coletados, 71,2% concordam positivamente que a situação vai melhorar. Com essa expectativa de melhoria, há possibilidade de novos investimentos em estoque, contratação de pessoas, melhorias na infraestrutura, entre outras ações do empresário local.

Para 62%, dos entrevistados, não houve redução de movimentação de clientes na sua loja, com a chegada da Havan em Santa Rosa. Já 20,4% perceberam redução. Os demais se manifestaram indiferentes. E referente ao faturamento, 84,7% dizem que não houve alteração. Da mesma forma, a maioria dos empresários não alterou o horário de atendimento.

O resultado da pesquisa também mostra que 74,5% dos lojistas têm feito mudanças e inovado em termos de aquisição novos produtos, novas linhas, diversificação política de preço mais competitivo, treinamento de funcionários. O levantamento evidencia, ainda, que 76,34% não pretendem mudar a atividade e/ou desistir do negócio da empresa.

“É possível afirmar que o comércio de Santa Rosa percebeu o impacto da Havan. Porém, dentro da normalidade do que geralmente acontece nesta situação. Cabe destacar que a maioria está otimista e realizando inovações e estratégias competitivas para manter o negócio e até ampliá-lo”, avaliou o professor Ariosto. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.