Estudantes de Medicina têm vivências em novas especialidades médicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Medicina têm vivências em novas especialidades médicas

À medida que o curso de Medicina da Unijuí avança, aumenta a expectativa dos estudantes pela vivência em diferentes especialidades médicas. A primeira turma do curso, que hoje está no sétimo semestre - chegando ao tão esperado “meio médico”, começa a experienciar áreas como ginecologia, pediatria e adolescência, com atendimentos, sempre supervisionados, em ambulatórios, localizados nos hospitais da cidade.

“Nos primeiros dois anos do curso, os estudantes conhecem o ser biológico e social. Eles acompanham, desde o primeiro semestre, a Atenção Primária à Saúde, levantando dados, entendendo o Sistema Único de Saúde e sua função dentro dele. Já nos dois anos seguintes, eles têm a aplicação do que foi estudado. Eles iniciam o atendimento aos pacientes, junto com os professores, e começam a conhecer estas especialidades médicas. Mesmo que o curso tenha uma visão generalista, é necessário conhecer, de forma mais aprofundada, cada área da chamada Atenção Secundária à Saúde”, explicou o coordenador do curso, professor Jorge Brust.

O curso de Medicina da Unijuí tem a missão de preparar os estudantes para resolução de problemas na Atenção Básica, encaminhando para a área especializada apenas os casos necessários. “A Universidade vem cumprir com a grande promessa, que é melhorar o atendimento à Atenção Primária, preparando os profissionais para que resolvam 80, 90% dos problemas ali, sem que haja o encaminhamento para especialistas. Esse é um problema que temos e que gera gastos imensos na saúde pública”, explicou o professor, lembrando que os estudantes trabalham, de forma muito forte, o processo de educação, de prevenção de doenças, para que tenham um olhar apurado para os problemas presentes numa comunidade. Mais do que melhorar o atendimento à população, essa preparação também se reflete em economia aos cofres públicos.

O curso de Medicina já está com as residências médicas estruturadas, cumprindo com um dos objetivos da implantação do curso em Ijuí e na Unijuí, e fez uma nova aquisição, recentemente, ao Laboratório de Habilidades e Simulação Realística. O espaço conta com bonecos simuladores de pacientes - o SimMan, SimBaby e a Clinical Care Simulator, projetados para representar uma gama diversificada de cenários, ajudando a preparar os estudantes para situações reais.

Para este ano, segundo o professor Jorge Brust, também está prevista a ampliação do número de professores e preceptores, e há a expectativa de abertura de novas vagas no curso. A Unijuí oferta 50 vagas anuais para Medicina. No ano passado, a Universidade recebeu a segunda visita de monitoramento do Ministério da Educação (MEC), momento em que foram também solicitadas 30 novas vagas - possibilitando o ingresso de 80 estudantes por ano. Hoje, o processo que autoriza a ampliação encontra-se na Diretoria de Regulação da Educação Superior - Direg, para avaliação e emissão de Portaria. A autorização permitirá a oferta de 40 vagas no Vestibular Verão e 40 vagas no Vestibular de Inverno.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.