Unijuí entrega equipamentos e apresenta balanço das contrapartidas repassadas ao município de Ijuí pela criação do curso de Medicina - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí entrega equipamentos e apresenta balanço das contrapartidas repassadas ao município de Ijuí pela criação do curso de Medicina

A Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 25 de março, o ato de entrega de equipamentos referente à destinação de contrapartidas da Universidade ao município de Ijuí em razão da implantação do curso de Medicina. O ato foi realizado no Complexo das Ciências da Saúde e buscou, também, apresentar um balanço de todas as contrapartidas entregues pela Unijuí ao Município desde a criação do curso. 

No evento, chamado de  “Unijuí e Curso de Medicina: Fortalecendo a Saúde da Comunidade”, foi oficializada a entrega de 17 armários de vestiário, além de uma cama hospitalar infantil, que foram destinados para a rede municipal de saúde, em uma contrapartida equivalente a R$ 24,2 mil em investimentos. A entrega dos itens faz parte das contrapartidas referentes ao ano de 2023, quinto ano da criação do curso pela Universidade. 

O reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, destaca que a ideia do evento, mais do que fortalecer a rede de saúde municipal com mais equipamentos, foi de fazer uma espécie de prestação de contas à comunidade do impacto da implantação do curso de Medicina em Ijuí. “Às vezes não temos a dimensão do que significa tudo isso, por essa razão precisamos mostrar à comunidade o que representa o curso, não somente para Ijuí, mas para toda a nossa região”, ressalta. 

Durante a apresentação, o professor evidenciou todos os investimentos feitos até agora, que inclui a oferta de bolsas de estudos para pós-graduação lato e stricto sensu, além de bolsas em residência médica, e aquisição de uma grande quantidade de equipamentos para qualificar o atendimento prestado pelas unidades de saúde do município. Segundo o reitor, mais de R$ 3,6 milhões já foram repassados. “Ijuí e região ganharam com a implantação do curso. São investimentos que serão e estão sendo revertidos na melhora para a saúde de toda a comunidade”, comenta.

A coordenadora pedagógica do curso de Medicina da Unijuí, professora Heloísa Meincke Eickhoff, fez uma apresentação sobre como está o curso atualmente. Conforme explica, hoje a formação conta com 351 estudantes, dos quais 104 estão no internato. “Nossos estudantes já estão atuando nos serviços e auxiliando a população. Estamos com um corpo docente significativo. São cerca de 100 médicos que contribuem com a formação desses futuros profissionais.”

Além do reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, e da coordenadora pedagógica do curso de Medicina, a professora  Heloísa Meincke Eickhoff, também estiveram presentes no evento o vice-reitor de Administração, professor Edson Luiz Padoin, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, o secretário de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger; o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Adamy, além de representantes dos hospitais do município, entidades comunitárias e comunidade em geral. 

Ao final do evento, autoridades puderam conhecer os laboratórios de simulação realística, localizados no Complexo das Ciências da Saúde.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.