Quarto encontro do Clube do Livro debate “Os tambores silenciosos” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Quarto encontro do Clube do Livro debate “Os tambores silenciosos”

Marina Kinalski de Souza Garay

No sábado, dia 14 de agosto, o Clube do Livro "Literatura como luz à existência" promoveu o seu quarto encontro. Na reunião ocorrida de forma online, foi debatida a obra “Os tambores silenciosos”, escrita pelo gaúcho Josué Guimarães e publicada pela primeira vez em 1977. O grupo já debateu os livros “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury; “O senhor das moscas”, de William Golding, e “Noite”, de Érico Veríssimo.

O Clube do Livro é coordenado pelos professores Anderson Amaral de Oliveira, Taíse Neves Possani e Anamaria Pereira Moreira, além da acadêmica do curso de Letras – Português e Inglês, Marina Kinalski de Souza Garay. O grupo conta com o apoio do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) e do Projeto de Extensão Traças Digitais, da Unijuí.

Segundo a estudante e uma das coordenadoras do Clube, Marina Kinalski de Souza Garay, a sátira política foi tema para a troca de ideias e a concepção de reflexões acerca de aspectos que se relacionam e associam-se à realidade em que vivemos. “A obra foi muito apreciada. Se trata de uma excelente leitura pelas suas características. É uma história cômica, visceral, real e, ao mesmo tempo, participa da esfera do fantástico no universo literário,” comenta.

Ela ainda acrescenta que “percebendo a literatura e a narrativa realista fantástica em simbologias e construções alegóricas feitas pelo autor de forma genial, a estrutura foi muito apreciada pelos leitores e membros do Clube, sendo essencial ao cotidiano e às nossas vidas.”

Como de costume, o grupo já decidiu a próxima peça literária a ser debatida: “O lobo da estepe”, escrito por Hermann Hesse e publicado em 1927. O próximo encontro está marcado para o dia 11 de setembro, às 15h.

A ideia principal do Clube do livro é ser um espaço de livre adesão, no qual qualquer interessado em ler e discutir as obras está convidado a participar. O projeto Traças Digitais também coloca os encontros no seu canal do YouTube, podendo ser acessados e analisados pelos interessados.

Link da playlist no YouTube: https://www.youtube.com/playlist?list=PLJVBIrOp5yGbPr00vJ3edOAjSkEBd8YLW

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.