Estudante explora o uso de arquétipos na construção de marca e terá projeto implantado por empresa - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante explora o uso de arquétipos na construção de marca e terá projeto implantado por empresa

Desde o início do curso de Design na Unijuí, realizado com ênfase em Design Gráfico, a acadêmica Ane Brasil do Prado teve interesse pela área de identidade visual. Ao longo da graduação, conheceu outros temas, ligados à psicologia e ao marketing, como os arquétipos, e percebeu que, durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), poderia mesclar uma área de interesse com um assunto que lhe renderia um diferencial. Foi assim que nasceu a monografia O uso de arquétipos na construção de marcas: estudo de caso da hamburgueria Grandchef”.

O arquétipo de marca refere-se a um conjunto de padrões responsável por criar traços de personalidade, valores, visão de mundo e crenças de uma organização. A partir de 12 tipos, é possível categorizar grandes marcas e entender como elas se posicionam em relação a si e ao mercado em que estão.

“Além da pesquisa bibliográfica, realizei entrevista - e no Design chamamos esta etapa de briefing, com os proprietários da empresa e também um questionário com os consumidores, a fim de levantar informações. Depois, realizei um comparativo das características de marca que os proprietários pretendiam transparecer e as características percebidas pelos consumidores, para então definir qual seria a estratégia adotada”, explicou a estudante, que pôde, durante o TCC, realizar um trabalho mais aprofundado sobre como as pessoas se conectam às marcas. 

“Por ser uma empresa que ainda não tinha identidade definida, foi possível participar de toda a construção da identidade de marca, partindo da definição do arquétipo, identidade visual, até experiências sensoriais (brandsense). Com isso, a empresa poderá se comunicar de maneira mais eficiente com seus consumidores, resultando em um relacionamento duradouro e, por fim, num maior faturamento. O projeto foi aprovado pelos proprietários e começará a ser implantado”, adiantou a estudante, que prepara-se para a formatura no final do mês de março.

Formada, Ane pretende seguir trabalhando na área de identidade visual e, sempre que possível, tentará aliar outros assuntos relacionados ao design em seus projetos.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.