Estudantes e professor de Design apresentam proposta de revitalização do Bosque dos Capuchinhos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes e professor de Design apresentam proposta de revitalização do Bosque dos Capuchinhos

Estudantes e professor do curso de Design da Unijuí realizaram, no último mês, a apresentação de uma proposta de revitalização para o Bosque dos Capuchinhos, junto à Câmara Municipal. A iniciativa foi construída por meio da disciplina “Projeto Integrador em Cidades Inteligentes”, sob a coordenação do professor José Paulo Medeiros.

Conforme explica o docente, a disciplina estuda o conceito de Cidades Inteligentes, levanta e avalia as necessidades locais com relação à proposição de intervenções, considerando exemplos de cidades bem-sucedidas. Ela tem, como um de seus objetivos, desafiar os estudantes a desenvolver uma proposta de intervenção, a partir de um estudo de caso, através da aplicação de metodologia projetual específica, considerando todos os aspectos que envolvem o seu planejamento e execução.

Para o Bosque dos Capuchinhos, foi desenvolvido um projeto global de revitalização, visando a aplicação de melhorias para o lazer, segurança e conforto da população, sem esquecer do desenvolvimento turístico do local. 

Essa proposta contou com cinco subprojetos: no primeiro, Espaço Educação Ambiental, foi sugerida a implementação de uma horta comunitária, voltada ao ensino dos Anos Iniciais da Escola São Geraldo. O segundo, Mobiliário Urbano, propôs a construção de um espaço usando como referência os parklets, a fim de contribuir com o lazer das pessoas que frequentam o local. Na terceira iniciativa, os acadêmicos propuseram um Mobiliário Modular, considerando os recursos e mão de obra disponíveis para a execução, com o intuito de promover a integração dos moradores com o bosque. 

No quarto subprojeto, foram feitas duas propostas: primeiro, o incentivo ao ciclismo, com a inclusão de pistas feitas de madeira utilizadas nas trilhas já existentes, evitando o corte de árvores nativas; e ainda um projeto de arvorismo, com espaços pensados para a diversão das crianças nas áreas vazias do parquinho, com casinhas nas árvores e percursos suspensos - se possível, com acessibilidade para cadeirantes.

Fechando os cinco subprojetos, foi sugerida a criação de uma identidade visual para o bosque, com base nas etnias que formam a cultura local.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.