Estudante de Letras analisa Projeto Acolher da Unijuí em TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Letras analisa Projeto Acolher da Unijuí em TCC

A recém-formada no curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Laura Scherer Cezar, realizou no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma análise do Projeto Acolher, que tem por objetivo auxiliar venezuelanos refugiados que chegam a Ijuí, com a aprendizagem da Língua Portuguesa, para que eles possam retomar suas atividades, seja de trabalho ou estudo, em uma comunidade totalmente diferente da qual são originários. 

O projeto é viabilizado por meio de atividades de extensão da Unijuí, que conta com o envolvimento de cursos de graduação - a exemplo do curso de Letras: Português e Inglês e do curso de Psicologia da Universidade, e com a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Prefeitura de Ijuí. Como imigrantes, em sua grande maioria, nunca tiveram contato com o idioma, o projeto realiza aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), caracterizadas por uma abordagem mais equilibrada, sem imposições e de primeiros passos para a comunicação no Brasil.

Para avaliar o trabalho desenvolvido no projeto, a estudante realizou o TCC “Língua Portuguesa como língua de acolhimento: Um olhar acerca do Projeto Acolher da Unijuí”. “Utilizei a pesquisa bibliográfica, bem como uma breve análise dos materiais produzidos para as aulas do projeto. Também foi feita uma explicitação sobre os seus participantes e as suas experiências nas aulas como um todo”, explica.

Laura avalia que através do TCC foi possível mostrar que o ensino de Língua Portuguesa vai além do que é ensinado na rede básica de Educação. “A língua pode e deve ser trabalhada para acolher e incluir na sociedade aqueles que buscam em nossa nação um refúgio ou novo lar. O que foi comprovado a partir da experiência e relato dos alunos que fizeram parte da primeira turma do Projeto Acolher”, enfatiza. 

Com o curso concluído, Laura pretende continuar pesquisando sobre a problemática do ensino de Português como língua de acolhimento, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. “É importante o estudo contínuo sobre essa nova área dentro da educação visando sempre o sujeito que procura a especificidade da aula de Língua Portuguesa como acolhimento”.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.