Clínica Escola de Fisioterapia reúne pacientes recuperados da covid-19 - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Clínica Escola de Fisioterapia reúne pacientes recuperados da covid-19

O dia tão esperado pelos acadêmicos, professores e funcionários da Clínica Escola de Fisioterapia chegou e foi marcante. O evento Fisioterapia em Festa: recuperação pós-covid ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 29 de novembro, no Complexo III da Unijuí Saúde, com a presença de pessoas que venceram a covid-19 e contaram com auxílio da equipe na realização do tratamento fisioterapêutico.

Inicialmente, o professor e músico Oséias Machado apresentou-se aos pacientes. Na sequência, os convidados foram conduzidos pelos acadêmicos para o playground inclusivo, ao lado do Complexo III, onde realizaram exercícios de alongamento para, enfim, iniciar a caminhada pelo campus da Unijuí ou realizar atividades de respiração e alongamentos.

A professora e supervisora do estágio na Clínica Escola de Fisioterapia, na área de reabilitação cardiorrespiratória, professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, afirma que foi muito bom reencontrar as pessoas que foram ajudadas e que elas merecem o ambiente de festa que foi proporcionado. “É realmente gratificante ver os pacientes recuperados e voltando hoje para agradecer, afinal, elas são vencedoras”, comentou.

Na avaliação da acadêmica Aline Blume, é muito importante que haja esse retorno dos recuperados. “Aqui a gente escuta os pacientes. Além de devolver a qualidade de vida, viramos amigos deles. Para nós, colher esses relatos das pessoas que ajudamos nos traz crescimento pessoal e profissional, porque há pacientes que chegam aqui muito debilitados. É com nosso trabalho que eles se recuperam e isso é muito gratificante”, reforçou.

Confira alguns relatos de pacientes: 

Daniel de Morais dos Reis

Vim de Triunfo-RS, porque meu pai faleceu, e peguei covid-19 trabalhando com o meu irmão. Me tratei na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porém, o quadro que deveria ter evoluído, infelizmente piorou. Não conseguia caminhar e quando tentava, desmaiava por falta de ar. Alguns dias depois consegui reagir, ganhei alta, mas a doença deixou sequelas e uma das soluções encontradas foi procurar atendimento na Unijuí Saúde. Depois que comecei a fazer as sessões de fisioterapia com a professora Eliane e os acadêmicos, aí tudo ficou melhor, foram dois meses melhorando gradativamente. Consegui arrumar um emprego e hoje estou aqui. Se existir uma receita para recuperação eu digo que é Deus, a minha família, o auxílio dos fisioterapeutas e muita força de vontade.”

Dinora Rodrigues

“Cheguei em março deste ano, fui encaminhada pela Estratégia de Saúde do meu bairro para fazer fisioterapia na Unijuí Saúde. Lembro que no início das sessões eu possuía muita dificuldade de respirar e dores no pulmão, sem contar a tosse, que era interminável. Hoje em dia consigo participar de caminhadas como essa, mas desde que não tenha tanto esforço. Além disso, estou sempre elogiando os estudantes de fisioterapia pelo carinho, fui sempre bem atendida e estou recuperada.”

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.