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Ciência da Computação (Bacharelado)

Projeto Integrador: Estudantes da Unijuí criam jogos para auxiliar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Apae e TEAmor em Ijuí

A Unijuí, por meio do Projeto Integrador “A computação e a resolução de problemas”, do curso de Ciência da Computação, está trabalhando em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), no desenvolvimento do projeto “Estimula Tea Tec”, na criação de minigames que atendam necessidades especiais de integrantes dessas entidades.

De acordo com a presidente do TEAmor, Raquel Cristiane Feistel Pinto, durante a realização dos projetos “Arte em Ação” e “TEA na Cozinha”, constatou-se a dificuldade dos participantes em desenvolver atividades simples do dia a dia como, por exemplo, lavar as mãos. 

A partir desta dificuldade, os estudantes de Ciência da Computação da Unijuí foram desafiados a criarem jogos digitais para auxiliar crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Apae e TEAmor, para que de forma interativa desenvolvessem sua aprendizagem nas atividades de rotina como higiene, alimentação, segurança, alfabetização e socialização. 

Os acadêmicos participaram de encontros para conhecer mais sobre a realidade de quem é atendido pelas instituições, realizaram pesquisas, e assim, planejaram os jogos. 

O professor Paulo Sérgio Sausen destaca a adesão dos estudantes ao projeto. “A participação está sendo maravilhosa, eles compraram a ideia e principalmente o viés da inclusão. Para compreender a realidade, visitaram a TEAmor e a Apae, assim puderam entender como trabalhar a inclusão e igualdade. Está sendo proveitoso e produtivo, com muito engajamento”, destacou o professor. 

Os jogos estão sendo desenvolvidos através da plataforma Scratch do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. De acordo com o professor Paulo, ela é utilizada para iniciar o estudo de programação com os estudantes. “É um software que possibilita um processo bastante lúdico. O desafio proposto era justamente desenvolver games de forma inclusiva, para atender tanto os estudantes da TEAmor que possuem o espectro autistia e Apae, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, explica.

Os jogos InAudi; Liquidificador de Palavras; InclusiGame; Perfectsouls Studios; Stonkreators; Aventuras Higiênicas: O Jogo do Banheiro; Freemind; e Recycle Drop, estão sendo finalizados e serão apresentados na V Mostra de Projeto Integrador, no dia 03 de julho, no Espaço + Inovação, às 19h15. Posteriormente, os jogos serão entregues para a Apae e TEAmor. 

Segundo o professor Paulo, a Apae já possui uma sala com computadores, entretanto, a TEAmor não conta com equipamentos eletrônicos. “A TEAmor não tem infraestrutura tecnológica, em conjunto com a Associação escrevemos um projeto para conseguirmos recursos, com o objetivo de montar uma sala tecnológica com computadores e tablets, para que possam utilizar os jogos, pois sem a infraestrutura, não poderão utilizá-los”, conta. 

O projeto foi encaminhado para chamamento público do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a comunidade também pode auxiliar através da doação de recursos para financiar o projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Associação.


Estudantes e docentes da Unijuí participam da Erad-RS 2023

A Unijuí foi uma das instituições apoiadoras da XXIII Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (Erad - RS), realizada de 10 a 12 de maio em Porto Alegre. Estudantes e professores da área da computação estiveram no evento para apresentar artigos científicos e ministrar minicursos.   

A Erad tem como objetivo qualificar alunos de graduação, pós-graduação, professores e profissionais da área de Ciência da Computação e Engenharia de Software. Segundo o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Unijuí, professor Edson Luiz Padoin, nas escolas são abordadas e discutidas áreas de pesquisas que compõem arquitetura de computadores e processamento de alto desempenho, que, dado seu crescimento, hoje proporcionam diferentes avanços à sociedade. 

Neste ano, em sua XXIII edição, um dos temas foi a Inteligência Artificial Generativa e as soluções de ChatGPT, uma vez que a Inteligência Artificial tem evoluído principalmente devido aos avanços na velocidade de processamento dos computadores.

 

O professor, participou ativamente representando a Unijuí, na coordenação de minicursos e no Comitê de Programa de Pós-Graduação. “Participar das escolas tem sido muito importante tanto para a qualificação dos nossos alunos quanto para fortalecer parcerias com outros grupos de pesquisa da região sul do Brasil. Participo da Erad desde 2003 e nestes anos tenho incentivado alunos a escrever e submeter trabalhos nos fóruns de IC e PG”, explicou o professor. 

Na sexta-feira, 12, o professor Padoin em conjunto com o também professor da Unijuí Manuel Osório Binelo, foram responsáveis pela apresentação do minicurso sobre “Aprendizado de máquina e computação de alto desempenho”. Os docentes abordaram os fundamentos do aprendizado de máquina, suas implicações quanto à computação de alto desempenho, e as principais técnicas empregadas, além de explorar modelos computacionais e frameworks mais utilizados. 

Durante os dias de Erad, além dos professores, os acadêmicos da Universidade também apresentaram seus artigos científicos produzidos de forma conjunta com outras instituições de ensino superior. 

Mayara Meotti e Edson Luiz Padoin, da Unijuí, e Cristiano Alex Künas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), defenderam o trabalho que aborda a utilização de redes neurais artificiais como estratégia para o reconhecimento de emoções. 

Edson Luiz Padoin (Unijuí), Cristiano Alex Künas, Mathias Diener e Philippe Olivier Alexandre Navaux (Ufrgs), apresentaram o trabalho sobre energyLB: combinando balanceamento de carga dinâmico com técnicas DVFS para reduzir o consumo de energia.

Edson Luiz Padoin (Unijuí), Cristiano Alex Künas, Alexandre Carissim, Philippe Olivier Alexandre Navaux (Ufrgs) e Jean L Bez (Lawrence Berkeley National Laboratory - USA), apresentaram o trabalho “executando na nuvem um detector de padrões de acesso de E/S”. 


Living Lab no campus Santa Rosa recebe visita de representantes da Tecnicon

Na última semana de abril, representantes da empresa Tecnicon visitaram o Smart LiveLab da Unijuí, no campus Santa Rosa, com o propósito de analisar uma possível parceria para desenvolver soluções em Internet das Coisas (IoT) e Cidades Inteligentes. 

O Smart LiveLab é um projeto da Unijuí com o objetivo de criar e desenvolver  soluções em IoT e Cidades Inteligentes na região Noroeste e Missões. O Smart LiveLab, ou Living Lab como também é conhecido, é composto por laboratórios de ideação, prototipagem e testes. 

“A cidade de Santa Rosa, em parceria com a Prefeitura Municipal, tornou-se um grande campo experimental para testes de soluções inteligentes que serão desenvolvidas nos espaços do Smart LiveLab, da Universidade”, explica o professor Sandro Sawicki.

A comitiva da Tecnicon trouxe ao Living Lab o CEO, Claudiomiro Rex; o líder de Produto, Mateus Chies; os engenheiros de Software, Luciana Ruaro e Henrique Gerhaedt; os desenvolvedores Plenos Matheus Burin e Matheus Kochhann; e o analista de Automação, Diego Boufleuer. A visita foi guiada pelos professores Sandro Sawicki, Gerson Battisti e Taciana Enderle.

Durante a visita, aconteceu a apresentação do projeto do Living Lab e também foi discutida a possibilidade de firmar uma parceria para a utilização dos espaços. 

Segundo o professor Sandro, será realizada nova reunião de trabalho nas próximas semanas para discutir a implementação de uma solução específica para uso e prototipagem dentro dos laboratórios, a qual será validada na infraestrutura implantada na cidade de Santa Rosa. 

“A visita da empresa Tecnicon ao  Living Lab abre espaço para a prototipagem e desenvolvimento de soluções IoT para Cidades Inteligentes. Além de reafirmar a parceria entre empresa e Unijuí, principalmente nos cursos de Ciência da Computação, tendo em consideração o número de egressos trabalhando em projetos e desenvolvimento de software”, finalizou o professor Sandro.


InterOp Day volta a ser realizado no campus da Unijuí no mês de maio

No dia 06 de maio, será realizado, no campus Ijuí da Unijuí, o InterOP Day. Evento que acontece há quinze anos com o objetivo de disseminar as novas tecnologias para profissionais de TI, sejam eles desenvolvedores de software, administradores de infraestrutura, empresários, estudantes ou entusiastas.

Após dois anos sem a realização do evento presencial devido à pandemia de Covid-19, o InterOP volta à Unijuí para receber profissionais e estudantes de toda região. As últimas edições contaram com a participação de mais de 600 inscritos de todas as cidades do Estado. 

O fundador e palestrante do InterOp Day, André Ruschel, explica que o encontro auxilia profissionais da área de tecnologia e empresas, mas não é um evento apenas para quem já está neste mercado profissional. “No InterOp podem surgir ideias e parcerias, por isso convidamos profissionais da área, entusiastas, estudantes e empresários para participarem de um dia de troca de conhecimento”, explicou. 

Ruschel destacou que um dos temas abordados será a novidade em inteligência artificial, o ChatGPT.

Estudantes da Unijuí podem realizar a inscrição pelo Portal da Universidade através do link virtual.unijui.edu.br/Portal/Eventos/interop/inscricao até o dia do evento. Os demais, podem fazer a inscrição pelo site www.interopday.com.br/inscricoes até hoje, 20, para adquirir a camiseta oficial do InterOp, ou até o dia do evento também. 

Os participantes inscritos receberão no final do evento um certificado de participação. A programação completa está disponível no www.interopday.com.br/


Unijuí é a 4ª Universidade do País com maior número de estudantes no Programa Google Cloud

A Unijuí é a quarta Universidade do Brasil com maior número de estudantes participantes do Google Cloud Education. Ao todo, 122 acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software estão participando da iniciativa que oferece aos estudantes acesso a um programa de aprendizado personalizado que permite realizar laboratórios práticos, ganhar selos e demonstrar habilidades para empregadores em áreas de alto crescimento.

Por meio desta parceria entre a Unijuí e o Google, os estudantes poderão fazer quatro cursos de forma gratuita. Laisa Pletsch, estudante do 3º semestre de Ciência da Computação da Unijuí, está realizando o primeiro curso do programa, o Cloud Computing Fundamentals. Para ela, poder usar e interagir com uma plataforma de uma empresa tão conhecida e relevante para o mundo da tecnologia é bastante inovador. “Estamos tendo a possibilidade de ter essa formação educacional, expandir os conhecimentos além do que é passado em sala de aula”. 

Laisa acredita que, para além da formação educacional, a própria experiência de trabalhar com os recursos do google é uma vivência única que  agrega para o seu crescimento intelectual. “É uma instrução adicional de conceitos que serão abordados no restante de minha formação acadêmica, além de ser um grande destaque para o meu currículo profissional”, pontua. 

O estudante Yago José Dallepiane Goi, também do 3º semestre de Ciência da Computação da Unijuí, destaca que essa é uma oportunidade de aprender novas tecnologias. “Tem sido uma experiência diferente do que tenho normalmente, sendo uma oportunidade única para se aprender sobre os conceitos e recursos oferecidos pelo Google Cloud. Há vários laboratórios, testes e vídeos disponíveis, que exploram desde a plataforma até tópicos que serão abordados em sala de aula, como por exemplo o uso das APIs do Google”.

Segundo Yago, participar de projetos como esse é benéfico para sua formação profissional. “A experiência adquirida em projetos como esse, ajuda a aumentar o conhecimento em diversas tecnologias, muitas delas em constante evolução no mercado de trabalho, sendo possível abrir futuras oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional. Quero aproveitar ao máximo essa oportunidade, ampliando meus conhecimentos e,  se possível, abrindo novas oportunidades, pois é uma área que cada vez mais tem aumentado a demanda por habilidades”, frisou.


Estudantes de Ciência da Computação e Engenharia de Software participam de aula inaugural

Junto ao auditório da Sede Acadêmica, foi realizada na noite desta segunda-feira, 17 de abril, a aula inaugural dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software. O evento foi aberto pelo coordenador dos cursos, professor Edson Luiz Padoin, que destacou que ambas as áreas vivem um momento ímpar de crescimento e de valorização no País e no mundo. 

“A Unijuí carrega uma história bastante importante, já que foi aqui que se constituiu um dos primeiros cursos de Informática do interior do Estado. Durante os mais de 30 anos de existência do curso de Ciência da Computação, vimos a área se expandir com a implantação do curso de Engenharia de Software e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Modelagem Matemática e Computacional. Hoje, temos um grupo forte de pesquisadores e nos mantemos estabelecendo parcerias, a fim de oferecer diversas possibilidades aos nossos acadêmicos”, ressaltou.

Enquanto alguns estudantes sonham em seguir no mestrado e no doutorado, outros desejam empreender, trabalhar em home office ou em empresas físicas, vivenciando os desafios e as possibilidades de uma organização. E é pensando em atender aos diferentes anseios que o grupo de professores vêm convidando representantes de empresas para um bate-papo com os estudantes. Ontem, os acadêmicos acompanharam uma palestra sobre imersão no mercado de trabalho com o programador WEB, Maicol Genz e com o analista de Desenvolvimento, Alexandre Knob, ambos da empresa Abase Sistemas, da cidade de Três de Maio. 


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