Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Administração (Bacharelado)

Paróquia de Ijuí embasa produção de TCC sobre gestão de organizações religiosas

Assim como qualquer organização, instituições religiosas também apresentam o desafio de incorporar práticas profissionais de administração, a partir de pessoas dotadas com competências específicas da área, com habilidades que são aplicadas diretamente a este segmento.

Com o intuito de compreender e explorar o funcionamento das atividades administrativas de uma organização religiosa, a recém-formada no curso de Administração da Unijuí, Narjana Fabiola Junges Manchini, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Um estudo sobre práticas de administração em organizações religiosas - tomando por base a Paróquia Nossa Senhora da Natividade”, orientado pelo professor doutor Pedro Luís Büttenbender.

Narjana conta que atua na paróquia como auxiliar administrativa, o que motivou a pesquisar sobre o tema, contribuindo para as pesquisas na área. “Atualmente estão escassos os estudos sobre a gestão e as práticas administrativas dentro da administração paroquial”, explica.

Apoiada em entrevistas realizadas com integrantes da paróquia, a graduada concluiu a importância do planejamento, organização, direção e controle dentro da instituição. “Estes aspectos já estão e devem continuar inclusos no planejamento estratégico paroquial”, afirma Narjana.

Apesar disso, a pesquisa comprova que os administradores paroquiais, sendo este o pároco ou aqueles integrantes que estão à frente das decisões de atividades a nível paroquial, precisam aprofundar as competências e práticas administrativas. “O recomendado é que as lideranças religiosas aperfeiçoem-se e participem de formações sobre  gestão e práticas administrativas”, comenta.

Concluída a graduação, Narjana afirma que o sentimento de ter concluído o curso é de gratidão. “Foram anos de aprendizado e de experiências grandiosas, com colegas e professores, onde aprendi não só conteúdos voltados ao curso, mas aprendi também sobre a vida, em constantes conversas em sala de aula e fora delas”, salienta.

A estudante acrescenta que seguirá na área de administração e gestão de pessoas, por ser a área que mais lhe interessa. “Após o fim desse ciclo de estudos, pretendo continuar trabalhando nessa área da administração que gosto tanto, colocando em prática o que aprendi nesses anos na Unijuí”, finaliza.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Evento online dá início às comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Um evento realizado de forma virtual nesta quinta-feira, 9 de setembro, marcou o Dia do Administrador e o início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração da Unijuí. Autorizado no ano de 1971, o curso já formou mais de 2.850 profissionais nestas cinco décadas, e hoje é ofertado nas modalidades presencial - nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi - e a distância.

“Faço parte do curso como egressa - inclusive acabo de completar 20 anos de formatura, e há 12 anos sou docente no curso. Tenho muito orgulho dessa trajetória e é uma honra fazer parte deste momento”, destacou a coordenadora do curso nos campi de Ijuí e Panambi, professora Fernanda Pasqualini, destacando que o momento é importante para refletir o que foi vivido e também para falar sobre expectativas. “E nada melhor do que buscarmos nossos mestres pioneiros para conhecer mais sobre a história do curso, desafios e conquistas alcançadas. Isso nos inspira a continuar fazendo a nossa parte, com protagonismo e comprometidos com o desenvolvimento das organizações e da sociedade”, afirmou.

Para que o resgate da história acontecesse, foram convidados a participar do evento os professores Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo. Sob mediação do professor Daniel Knebel Baggio, eles abordaram o tema "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros”.

Para o coordenador da graduação no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, pelo menos três situações marcaram a trajetória do curso: primeiro, as condições criadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e posteriormente pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) para a oferta do curso de Administração na região. Depois, os professores pioneiros que, em 1971, passaram a ofertar o curso. E por fim, os estudantes que, na época, acreditaram na proposta e materializaram a graduação. “Hoje temos dezenas de egressos com a marca da Unijuí, em diversos locais do País e até fora dele, contribuindo para tornar as organizações mais competitivas”, disse.

A delegada do Conselho Regional de Administração na Seccional Noroeste, Roseli Fistarol Krüger, que participou do evento, é uma das tantas egressas do curso. Ela destacou a satisfação em fazer parte desta comemoração e reforçou que ter um curso de Administração, especialmente há 50 anos, significa muito. 

Vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg ressaltou a importância de marcar a data e de recordar aqueles que ajudaram a construir o curso - caso dos professores pioneiros, que “plantaram a semente” do curso há 50 anos. Uma graduação que, apesar da idade, segue se reinventando de acordo com as necessidades do mercado.

Para acompanhar a palestra “Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros” na íntegra, acesse:


Evento marca início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Há 50 anos, o curso de Administração da Unijuí obteve autorização para funcionamento junto à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado - Fidene. O curso foi pioneiro no interior do Estado e já graduou mais de 2.850 profissionais. Em Ijuí, a graduação foi lançada em 1971 e, posteriormente, passou a também ser ofertada em Santa Rosa, em 1992; em Panambi, em 2001; e em Três Passos, em 1998. 

Com o intuito de marcar as cinco décadas do curso e o Dia do Administrador, inicia-se nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, a programação comemorativa com o evento online "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros", com a participação de professores que marcaram a trajetória inicial do curso. São eles: Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo e mediação do professor atual Daniel Knebel Baggio.

O curso, no período, contou com professores que receberam Prêmio Mérito em Administração e estudantes agraciados com o Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos pelo Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS).

“A ideia de refletir sobre a profissão vem da necessidade de, a cada grande marco da vida, fazer uma avaliação do que foi vivido e do que queremos para o futuro”, comentam os coordenadores do curso de Administração, professora Fernanda Pasqualini (nos campi de Ijuí e Panambi) e professor Ariosto Sparemberger (nos campi de Santa Rosa e Três Passos). Além deste evento, estão sendo produzidos conteúdos para as redes sociais, com depoimentos de egressos. Para 2022, estão sendo planejadas diferentes atividades, considerando a possibilidade de eventos presenciais, reunindo professores, estudantes e comunidade. 

Hoje, o profissional formado no curso de Administração da Unijuí está capacitado para atuar no mercado de trabalho, observando situações com olhar crítico e analítico, respeitando a ética, transformando problemas em soluções e desenvolvendo a sustentabilidade nas organizações.

Os bacharéis em Administração são preparados para ter uma visão global, com competências técnicas e comportamentais, que possibilitam realizar a análise, obter a compreensão e propor soluções de maneira empreendedora e inovadora aos desafios existentes nas organizações. 

A partir da proposta da Graduação Mais, que apresenta currículo por competência, o profissional da Administração, durante sua formação, se envolve com atividades voltadas aos problemas e demandas da comunidade, por meio dos Projetos Integradores. “Como atores deste processo, o quadro docente tem se mantido qualificado acadêmica e pedagogicamente e, à medida que se envolvem com pesquisa e extensão, proporcionam permanente interação com a realidade local, sem descuidar da visão sistêmica e global”, explica a professora Fernanda Pasqualini.

Para conferir a palestra que acontece nesta quinta-feira, acesse este link.

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Administração na Unijuí: formação dinâmica e inovadora para o mercado

Com disciplinas voltadas para formação pessoal e profissional, buscando desafiar os estudantes a solucionar e vivenciar desafios do mercado de trabalho, o curso de Administração da Unijuí chega aos seus 50 anos formando profissionais com excelência e capacitados para atuar nos mais diversos campos que a profissão oferece. Desde o ano passado, houve uma reformulação do currículo do curso que passou a integrar a Graduação Mais da Unijuí. 

Com disciplinas que aproximam ainda mais os estudantes do mercado de trabalho, a formação foi estruturada por módulos com temas geradores. “São oito módulos, quatro desenvolvidos em conjunto com o curso de Ciências Contábeis e quatro específicos. Estes representam as áreas da Administração, mantendo as linhas de formação que são: Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing, Produção e Operações”, explica a coordenadora do curso de Administração em Ijuí, professora Stela Maris Enderli. 

O grande avanço dessa proposta, segundo a coordenadora, são os Projetos Integradores, presentes desde o primeiro módulo, e que oportunizam aos estudantes o contato com a prática a partir de desafios demandados pela comunidade. “Essa construção do novo currículo nos trouxe o desafio de aliar a experiência de um curso que está completando 50 anos com a necessidade que o mercado traz, de um profissional dinâmico e inovador”, completa a professora.

O profissional em formação no curso de Administração da Unijuí é capacitado para atuar no mercado, por meio de um olhar mais completo, crítico e analítico, transformando problemas em soluções, respeitando a ética e desenvolvendo a sustentabilidade das organizações. “Nossos estudantes têm a oportunidade de vivenciar os desafios do mercado, propor alternativas e apresentar propostas. Essa vivência é totalmente diferenciada”, acrescenta o coordenador do curso no campus Santa Rosa, Ariosto Sparemberger.

Saiba mais sobre o curso de Administração da Unijuí acessando o link

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo 


Empresário compartilha experiências com estudantes do curso de Administração

Aconteceu na noite da última quinta-feira, dia 13 de maio, mais uma atividade de relacionamento da Unijuí com a comunidade. Organizada pelo curso de Administração, os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir e de perguntar por mais de duas horas ao profissional convidado.

O participante externo, presidente da ACI, diretor da empresa Hidroenergia e graduado em Engenharia Elétrica, Marcos Kieling, dividiu a sua fala basicamente em três importantes momentos.

Inicialmente, contextualizou o atual cenário, partindo da análise global até a local. Destacou o impacto das principais potências mundiais, em especial a China e os Estados Unidos na economia, principalmente em relação à necessidade do consumo de proteínas pela população, o crescimento industrial e a necessidade do desenvolvimento econômico considerar o meio ambiente. Nesta direção, falou da saída de algumas empresas da China e que o Brasil tem potencial para se destacar no cenário mundial. Segundo Marcos, a educação é o caminho que possibilita às pessoas obterem qualificação e buscar seu espaço. Outro aspecto destacado foi em relação a algumas dificuldades da nossa região em termos de logística e infraestrutura.

O diretor, por várias vezes, se referiu aos estudantes de modo especial, destacando as oportunidades atuais existentes, podendo ocupar em breve posições e postos de destaque no mundo empresarial. Para isso, é necessário aproveitar o máximo da universidade e estudar de forma intensa. O jovem hoje tem muito acesso às informações e muita tecnologia disponível para o seu aprendizado, como exemplo a internet. O incentivo para o empreendedorismo da criação de startups foi muito comentado por Marcos, motivando os alunos para esse desafio.

No segundo momento, o destaque foi para a ACI que, em 2017, completou 100 anos. Fez referência à importância da Unijuí estar representada na associação. Ele pretende intensificar na ACI ações que possam aumentar a participação dos associados para fortalecer a entidade e que, desta forma, seja possível fomentar os negócios. Falou dos grupos de trabalho dos jovens empresários como estratégia de envolver esse segmento mais jovens no empreendedorismo e nos negócios. A necessidade da qualificação permanente dos empresários, associados por meio de cursos, eventos, são ações para fomentar os negócios.

Na última parte, Marcos falou da empresa que coordena, a Hidroenergia, que iniciou há mais de 30 anos e hoje é destaque em termos de tecnologia, sendo que o que há de mais moderno no mundo, hoje é fabricado em Ijuí. A empresa atende além de estados brasileiros, muitos países do Mercosul, Europa e Ásia. O ponto positivo do crescimento da empresa é a capacidade de adaptação às necessidades do cliente. Por exemplo, para o Japão foi adaptado segundo a realidade daquele país. O rendimento dos equipamentos e da tecnologia que a empresa utiliza proporciona um rendimento da usina fabricada a nível mundial.

A empresa produz vários produtos como geradores, automação, turbinas hidráulicas, hidromecânicos, entre outros. Os geradores Hidroenergia, por exemplo, são estudados e projetados para aliar a maior geração energética possível a custos de produção mais baixos. Nossos geradores conseguem um rendimento muito próximo a 100% da sua capacidade. São desenvolvidos com tecnologia própria e sob demanda para atender as especificidades do seu projeto por uma equipe de engenheiros muito bem capacitada e com mais de 20 anos de experiência na fabricação de equipamentos para usinas hidrelétricas.

Para os professores organizadores da atividade, Ivo Ney Kuhn e Ariosto Sparemberger, o momento foi positivo e muito qualificado. A experiência, conhecimento e vivência possibilitaram aos estudantes um espaço de muito aprendizado. Por meio do estudo é possível todo profissional ter destaque na sua atividade profissional. Ainda participou do evento o professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.


“O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração” foi tema de evento na Unijuí

            

Em razão do Dia do Administrador, comemorado em 9 de setembro, foi realizado o painel "O novo consumo e a reinvenção do comércio: desafios da Administração", promovido pelo Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação - DACEC da Unijuí. 

Estudantes, professores e profissionais da área compartilharam experiências sobre a temática principal a partir das falas de Luís Fernando Irgang, egresso do Curso de Administração da Unijuí, aluno concluinte do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURB e do PhD em Ciências da Inovação da Universidade de Halmstad, Suécia. Também de Sidnei Zimmer, egresso do Curso de Administração da Unijuí. Sócio-Proprietário e Diretor Comercial e de Marketing da Libidus. A mediação do evento foi realizada pelo professor Doutor Pedro Büttenbender, professor do DACEC/Unijuí, Doutor em Administração, Prêmio Mérito em Administração 2015.

Confira na íntegra como foi o debate na íntegra:

          

Sobre o curso na Unijuí

Prepara você para ser um Administrador com visão estratégica em negócios. Profissional capacitado para atuar no gerenciamento de organizações públicas, privadas e não governamentais de forma ética, cidadã e sustentável. O profissional formado pode atuar como associado, proprietário ou acionista em funções de direção em uma organização; como profissional liberal em atividades de assessoria, consultoria e prestação de serviços em qualquer área da Administração; como funcionário ou servidor público, atuando como dirigente, assessor e/ou consultor. É ofertado na modalidade presencial e também EaD.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.