Aprendizagem baseada em times para o desenvolvimento de competências e habilidades - Unijuí

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Aprendizagem baseada em times para o desenvolvimento de competências e habilidades

Curso de Administração - Campus Santa Rosa, utiliza TBL – Team Based Learning (Aprendizagem Baseada em Times) para o desenvolvimento de competências e habilidades de seus acadêmicos.

        

Conforme os anos passam, as gerações mudam e seus comportamentos também. Nesse sentido, os professores são desafiados a discutir, aprimorar e adotar práticas pedagógicas que favoreçam o aprendizado e o aperfeiçoamento de competências e habilidades por parte de seus alunos. 

A adoção de metodologias ativas de aprendizagem proporciona aos estudantes oportunidades para que construam o conhecimento de forma atuante, contemplando os saberes a partir de vivências, do ambiente social e das relações entre as pessoas.

O curso de Administração da Unijuí utiliza algumas dessas metodologias como forma de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas e, principalmente, elevar as taxas de retenção, de conhecimento e proporcionar um maior desenvolvimento de competências e habilidades aos seus acadêmicos.

A aprendizagem Baseada em Times, que é um método de aprendizagem dinâmico, proporciona aos alunos um ambiente motivador e cooperativo, onde a produção em equipe é desenvolvida e valorizada. Os acadêmicos se sentem motivados a participar de discussões, o que torna o ambiente de sala de aula mais interessante, estimulando o aprendizado.

O professor Luciano Zamberlan, da disciplina de Administração Empreendedora, do Curso de Administração da Unijuí - Campus Santa Rosa, destaca que ela permite exercitar o processo de tomada de decisões para a solução de problemas, melhora as habilidades de relacionamento interpessoal.

“Os alunos precisam argumentar e trabalhar com outras pessoas, isso proporciona maior autonomia e senso crítico na discussão dos conteúdos relativos ao componente curricular, dentre outras competências e habilidades que podem vir a ser desenvolvidas” comenta o professor. 

        

 

Segundo Zamberlan, esse processo necessita um cuidadoso planejamento por parte do professor que deverá definir critérios que envolvem a formação dos times, a elaboração dos materiais de estudo e de aula e a definição das etapas que constituem essa estratégia de ensino.

Entenda: Inicialmente os alunos entram em contato com o conteúdo e são desafiados a se posicionar individualmente com relação a um conjunto de questionamentos apresentados pelo professor.

Após a atividade individual, os alunos são reunidos em equipes e discutem cada questão, buscando chegar a uma decisão conjunta sobre a melhor resposta. Após a discussão com a equipe, os participantes são encorajados a se posicionarem diante de toda a turma com a alternativa escolhida por cada time, permitindo com isso um debate que envolve todos os acadêmicos.

Ao final os alunos são estimulados a construírem argumentos que possam divergir até mesmo do próprio professor, podendo levar a alterações nas respostas do gabarito apresentado.

Para o professor o uso dessas metodologias coloca o acadêmico como protagonista do processo de ensino, pois ele próprio busca construir conhecimentos para sustentar seus posicionamentos. Além disso, proporciona maior autonomia e aumenta o engajamento dos alunos com as disciplinas.


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