Estudantes dos cursos de Letras: Português e Inglês, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí participaram, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, da segunda edição do projeto Roda Literária. O projeto é realizado a partir da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do município de Ijuí, e tem a proposta de incentivar a leitura, literatura e escrita da comunidade local.
A atividade foi promovida no Centro de Eventos e teve o objetivo de levar literatura por meio da leitura, expressão oral, música e produção escrita. No primeiro momento, foram abordados aspectos teóricos e técnicos sobre gêneros literários. Em seguida, foi feita uma leitura coletiva, um momento de escrita individual de poemas e microcontos e, por fim, leitura individual das produções.
Durante o evento, foram abordados textos de Mario Quintana (poesia), Eliane Brum (literatura e jornalismo) e Marcia Campos (educação inclusiva), onde os os participantes puderam interagir e entender um pouco mais sobre as produções literárias. O Roda Literário foi conduzido pelas professoras e escritoras Marcia Campos e Vera Raddatz, com apoio da Biblioteca Mario Osorio Marques.
“A realização da 2ª Roda Literária na Unijuí traz a grandeza de estar em um lugar privilegiado acerca da produção de conhecimento. Desta forma, a busca de pensar, compartilhar e propiciar novas percepções conduzem para a base dos objetivos do nosso projeto”, destaca a integrante do projeto, Márcia Campos.
Já Vera salienta a importância do evento para aproximar os jovens da literatura, em especial, a brasileira. “Nosso projeto busca trabalhar a expressão oral, leitura e buscar reflexões. Queremos tocar na sensibilidade e fazer com que todos se expressem, sintam e possam transmitir isso”, comenta.
A coordenadora dos cursos de Letras: Português e Inglês e Pedagogia, professora Taise Neves Possani, deu as boas-vindas aos estudantes neste semestre e explica que o projeto é importante por oportunizar aos estudantes e à comunidade o contato com a escrita literária e com práticas de escrita criativa.
Conforme a docente, a sua importância está em estimular a leitura da literatura, o pensamento e a criatividade. “Esta atividade é um momento de encantamento que desperta nos estudantes o desejo de ler mais literatura e também de se permitir escrever, abstrair e sonhar; penso que isso está faltando muito nos dias de hoje entre os jovens”, salienta.
Estiveram presentes, também, a professora dos cursos da área de Comunicação, Rúbia Beatriz Schwanke, e a coordenadora da Biblioteca, Laura Dalpiaz.