Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Design da Unijuí desenvolveram soluções práticas e criativas para atender às demandas reais da cervejaria Schweds Bier, de Ijuí. Os projetos foram realizados no contexto dos Projetos Integradores (PIs), que unem teoria e prática para proporcionar vivências profissionais significativas aos acadêmicos.
Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o curso de Engenharia Mecânica, do campus Panambi, fez a entrega oficial de um carrinho de carga e descarga de barris de chope. O projeto, iniciado no primeiro semestre de 2024, teve como objetivo facilitar o transporte dos barris, proporcionando mais eficiência, segurança e ergonomia ao processo produtivo.
A principal necessidade identificada pela demandante foi a criação de uma solução mais eficiente e segura para o transporte de barris de chopp dentro da cervejaria, já que o processo anterior exigia esforço manual excessivo, além de ser propenso a danos aos barris e ao ambiente de trabalho.
"Nós tínhamos a demanda quanto à questão de elevação de barris e chopeiras durante o nosso dia a dia, tanto dentro da distribuição quanto no atendimento aos clientes. Procuramos várias soluções e acabamos percebendo que no mercado não existia nada que atendesse essa demanda; coisas semelhantes, mas nada específico para esse trabalho. Então, procuramos a Unijuí e, através do Projeto Integrador, foi repassada a necessidade e temos aí o resultado. Estamos muito ansiosos para colocar em prática e ver como vai ser nosso dia a dia agora com a solução encontrada", destacou Fabiane Schwede, proprietária da empresa.
O projeto foi orientado pelo professor Edomir Schmidt, que acompanhou todo o processo de desenvolvimento, com a participação dos estudantes Carlos Rohenkohl, Guilherme Pena, Kleyton Pinto e Lucas Scheer. Para eles, essa foi uma excelente oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso em uma solução real e de impacto para uma empresa local. Além disso, o projeto proporcionou uma experiência enriquecedora, permitindo aos estudantes vivenciarem o processo de desenvolvimento de um produto, trabalhando em equipe e superando desafios técnicos.
"É importante para os acadêmicos que eles façam o projeto e, depois, passem para a fabricação. Nem sempre, na fabricação, o funcionamento está de acordo com o projeto, então eles identificam essas falhas e conseguem corrigir, fazendo uma nova versão. Eu vejo que o aprendizado dos alunos é importante, porque na indústria também funciona assim: você trata com o cliente, entende as necessidades e projeta em cima disso. Mas aí você testa para ver se, na prática, saiu de acordo com o que foi projetado. No caso do carrinho, conversamos com a demandante, apresentamos, fizemos algumas alterações a partir de sugestões, apresentamos novamente até chegar em uma versão que atendia às expectativas. Só depois disso fomos para a produção do carrinho", explicou o professor.
Já os estudantes do curso de Design, sob orientação da professora Simone Lehnhart Vargas, apresentaram propostas de design de interface para uma plataforma de e-commerce da cervejaria, no início de dezembro. A professora explicou que o objetivo da disciplina foi criar uma interface digital que atendesse às demandas e restrições identificadas junto à empresa, proporcionando uma nova experiência de compra aos consumidores e contribuindo para a estratégia de negócios da marca. Durante o processo, sete propostas de sites foram desenvolvidas, com etapas de pesquisa, diagnóstico, estruturação de problemas e validação com a demandante.
A articulação com outros componentes curriculares, como Design de Interface e IHC, ministrado pela professora Barbara Gündel, foi fundamental para garantir a integralidade do processo. “Os resultados demonstram a capacidade dos estudantes de traduzir problemas reais em soluções viáveis e inovadoras, desenvolvendo habilidades técnicas, criativas e colaborativas essenciais para a atuação profissional”, destacou Simone.
"Eu fiquei sabendo do Projeto Integrador através de uma amiga minha. No ano passado, apresentei uma demanda inicial, para criação da marca, e agora pensei: quem sabe outras demandas também poderiam ser encaminhadas? Sobre o e-commerce, os resultados me surpreenderam muito positivamente. A turma apresentou propostas muito bem pensadas e desenvolvidas. Com certeza, desse material analisado, algo será colocado em prática no futuro. A Unijuí está de parabéns, tanto pelos professores quanto pelos alunos. Foi muito gratificante ter esses resultados", complementou Fabiane.
Estudantes do curso de Design que desenvolveram a interface para uma plataforma de e-commerce da cervejaria
Esse tipo de projeto é um dos propósitos dos PIs da Unijuí: unir teoria e prática para que os alunos possam solucionar problemas reais da comunidade e do mercado. A entrega do carrinho e as propostas de design de interface são exemplos de como a Universidade contribui diretamente para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiam o setor produtivo local e, ao mesmo tempo, proporcionam aos estudantes uma vivência prática e profissionalizante. O sucesso do projeto, além de destacar a competência técnica dos estudantes, também reforça a importância da parceria entre a academia e as empresas locais, gerando um impacto positivo tanto para os alunos quanto para os empresários da região.