Créditos: Lucas Heck, estudante de Publicidade e Propaganda.
Na segunda-feira, 25 de novembro, foi realizada a abertura da Exposição “Fragmentos”, no hall de entrada do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus Ijuí. O projeto, de autoria de Gabriel Cortes, estudante de Publicidade e Propaganda da Unijuí, marca o produto final de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora Giselle Noll.
Segundo o estudante, a exposição é um projeto experimental que tem como objetivo retratar, de forma única, as sensações e emoções vividas por pessoas com ansiedade por meio da fotografia artística. “O projeto fala sobre processos internos que eu mesmo vivenciei e ainda vivencio, sobre a convivência com a ansiedade e sobre encontrar a si mesmo através do autoconhecimento”, explica.
Outro ponto que motivou Gabriel a abordar a ansiedade em seu trabalho está relacionado à importância do tema, visto que o Brasil é um dos países com maiores índices de pessoas afetadas. “Realizar um projeto para alertar e sensibilizar as pessoas sobre o tema não poderia ser mais pertinente”, completou.
Para produzir a exposição, foram realizados três ensaios em diferentes locações, nos quais Gabriel explorou o contraste entre luz e sombra para transmitir maior profundidade e imersão às imagens. “Busquei trazer o conceito filosófico no qual acredito muito: somos feitos de sombra e luz”.
Entre as fotografias da Fragmentos, ele destaca como favorita uma em que o modelo olha para o horizonte, com o céu dominando a maior parte do enquadramento. “Apesar de simples acredito que ela comunica muito sobre o processo de encontrar a si mesmo e quando percebemos que na realidade somos um pouco de tudo, partes de um todo que compõem nossa personalidade, somos fragmentos”.
Por Martina Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.