Estudante de Publicidade e Propaganda explora mundo das maratonas literárias em TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Jornalismo e recentemente graduada no curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí, Vitória Caroline Patias sempre gostou do universo dos livros. Tanto que, em 2021, criou um perfil no Instagram para produção de conteúdos como Leitora Baixa Renda. Foi a partir destas produções que ela que descobriu o mundo das maratonas literárias, que tornaram-se, recentemente, objetos de estudo do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para graduação em PP, que leva como título “Produção de conteúdo no mercado literário: um estudo de caso sobre as maratonas literárias”.

Sob a orientação da professora Rúbia Beatriz Schwanke, Vitória realizou uma pesquisa bibliográfica e também um estudo de caso de duas maratonas: a Maratona Literária de Inverno 2022 e a Primavera Magic. Para fechar, realizou entrevistas com três  influenciadores e organizadores de maratonas literárias - Julia Battastini, Mayara Miranda e Victor Almeida, além de aplicar um formulário eletrônico aos maratonistas.

Vitória explica que a Maratona Literária de Inverno de 2022, organizada por Victor Almeida - mais conhecido como Geek Freak, aconteceu de 16 a 30 de julho, com grande incentivo à hashtag #MLI2022. A Bienal do Livro esteve muito presente na #MLI2022 e a Editora Morro Branco foi parceira oficial da maratona, inspirando inclusive o evento com um dos seus livros, Mar sem Estrelas, indicado para leitura coletiva. “Quem ia ao estande da Morro Branco e falasse que estava participando da maratona ganhava um postal temático, além de receber informações sobre a maratona com antecedência. Para participar, bastava inscrever-se no formulário, que estava presente na descrição do vídeo de apresentação da maratona e no primeiro comentário fixado. Esse formulário contou com 10.214 inscritos, segundo dados do próprio organizador”, comenta Vitória, lembrando que não houve nenhuma notícia, entrevista ou qualquer outra divulgação nos meios de comunicação tradicionais, apenas na #MLI2021 houveram entrevistas com os atores da minissérie que foi produzida para a maratona. 

“Isso faz questionar sobre até que ponto os canais de comunicação estão dispostos a divulgar a cultura e o entretenimento, e o quanto as práticas tradicionais reduzem ainda mais o mercado literário, que apesar de ser pequeno, possui vários consumidores fiéis, que participam de maratonas, compram livros para ler durante elas e divulgam suas leituras, muitas vezes até criando um perfil para isso. As práticas atuais fazem com que as maratonas literárias fiquem isoladas em um nicho, integrado por produtores de conteúdo e/ou amantes da leitura. Porém, caso fossem mais divulgadas, poderiam chegar a pessoas que desconhecem este tipo de evento, ampliando o gosto pela leitura e ajudando na divulgação do setor editorial”, explicou.

A Primavera Magic foi a segunda maratona oficial organizada por Julia Battastini e teve como tema o realismo mágico. Contou com lives e sorteios na Twitch e os participantes, ao longo do evento, acumulavam pontos ao cumprirem os desafios. A organizadora não fez formulário de inscrição para a maratona e não sabe quantas pessoas participaram do evento. Sabe-se, porém, que o uso das hashtags relacionadas à maratona foram usadas quase 100 vezes, além de 80 participantes que participaram do grupo da Primavera Magic.

Vitória vê a conclusão do curso em PP como a realização de um sonho. “Pretendo exercer minha profissão de publicitária junto com o conhecimento que está sendo adquirido em Jornalismo. Este ano abri uma Agência de Publicidade que leva meu nome, voltada para pequenos empreendedores e profissionais autônomos em começo de carreira, onde vejo uma forte oportunidade nesse nicho de mercado. Pretendo ser cada vez mais reconhecida pelo meu trabalho de qualidade”, finalizou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.