O curso de Medicina da Unijuí participou neste sábado, 25 de março, de mais uma edição do Trote Solidário, promovido pelo Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). A ação, que busca incentivar a solidariedade, ocorreu em várias cidades do Estado, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, tampinhas plásticas e doação de sangue.
Com o apoio do Lions Clube, os estudantes fizeram a coleta de alimentos e tampinhas nos supermercados Atacarejo Kuchak, Cotrijui e Nacional, que serão, posteriormente, distribuídos pelo Lions para entidades assistenciais do município. Integrante da comissão organizadora do trote, a acadêmica do 1º semestre de Medicina da Unijuí, Giovana Casarin Tisott, disse que essa é uma experiência única. “É um momento especial para o meu crescimento pessoal e para a minha formação como médica. Realizar essa ação, vai ao encontro do que a medicina prega, que é salvar vidas”, destacou.
Já a Julia Wontroba Lemos, acadêmica do 3º semestre, está participando pela terceira vez do evento. Para ela, "é muito importante participar de atividades como essa, pois é uma forma de contribuir com a sociedade além de promover a integração entre os alunos”. O diretor acadêmico do Simers, Giovani Zocche, frisou que essa recepção aos calouros reforça o espírito de solidariedade. “O nosso objetivo é engajar os estudantes para que eles participem de ações solidárias desde o início do curso, auxiliando a comunidade local”.
O coordenador do curso de Medicina da Unijuí, professor Jorge Brust, avaliou a atividade. Segundo ele, o Trote Solidário vai ao encontro dos valores da Universidade. "Este tipo de atividade vai ao encontro do que a Unijuí sempre preconiza que é o trote, sem violência, sendo um acolhimento, com o sentido de apoiar a comunidade. Aqui, os calouros entram em contato com a sociedade, por meio da ação social, reforçando o trabalho do médico”, frisou.
Você pode contribuir com o Trote Solidário até o dia 20 de abril. Os alimentos podem ser doados de forma online, no site trotesolidario.com.br; tampas plásticas podem ser entregues para a comissão organizadora ou depositada na caixa disponível no Complexo 2 - Unijuí Saúde e a doação de sangue pode ser coletada no Hemocentro do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI).