A movimentação na Sede Acadêmica da Unijuí começou nas primeiras horas da manhã deste domingo, 4 de dezembro. Familiares, muitos vindos de fora de Ijuí, aguardavam com seus filhos a abertura dos portões da Universidade e o início da aplicação da prova do Vestibular de Medicina 2023. Neste ano, as 40 vagas para o curso são disputadas por 656 candidatos.
“Sempre que realizamos a prova do Vestibular de Medicina, lembramos dos mais de 20 anos de história em torno da conquista do curso para Ijuí e para a Unijuí. Esse foi um grande desafio, que hoje traz impactos positivos para toda a região que se envolveu neste processo”, explicou a reitora, professora Cátia Maria Nehring, lembrando que está sendo selecionada a sétima turma do curso. No próximo ano, a primeira turma do curso de Medicina seguirá para o internato e para a reta final do bacharelado.
Às 13h05, os candidatos puderam iniciar a prova, que contou com questões objetivas nas quatro áreas do conhecimento - Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - e também com uma redação, que teve como tema “Automedicação: riscos e consequências”.
“Optamos por um tema que é bastante importante para a área da saúde, que é a automedicação. O texto de apoio alertou os candidatos sobre como nós, brasileiros, nos automedicamos, como temos facilidade em ter acesso à medicação, e como essa situação se agravou durante a pandemia de covid-19. Mais do que motivar os candidatos a falar sobre o que leva à automedicação, também os instigamos a pensar em políticas que possam controlar esse quadro”, explicou a vice-reitora de Graduação, professor Fabiana Fachinetto.
Entre os mais de 600 candidatos, estava Laura Hasse, que passou o ano todo se preparando para o processo seletivo. “Estou rezando para passar. A expectativa é grande, pois meu sonho há muitos anos é estudar na Unijuí. Estou me preparando o ano todo para isso”, destaca.
Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, às 15h, será liberado o gabarito da prova. Na quarta-feira, dia 7, às 17h, serão divulgados a lista de classificados e também o boletim de desempenho de cada candidato. Já no dia 8 de dezembro, tem início a matrícula dos selecionados.
Neste processo seletivo, os candidatos também puderam participar do processo seletivo aproveitando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020 e 2021.
Mais informações podem ser obtidas em unijui.edu.br/vestibularmedicina.
Confira alguns registros do processo seletivo aqui.