Um grupo de acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí realizou, na última semana, uma palestra abordando as situações de emergência mais comuns no dia a dia, com dicas de primeiros socorros, no Colégio Tiradentes de Ijuí. A visita ocorreu na última quarta-feira, 15 de junho, sob supervisão da professora doutora Juliana Sato Hermann.
De acordo com a professora, os alunos do Colégio aprenderam o que devem e não fazer ao se depararem com situações de emergência, até a chegada da equipe de saúde. “Em outras palavras, aprenderam como um indivíduo que não é profissional da saúde deve lidar com certas situações, até que o acidentado seja atendido por uma equipe especializada”, explica.
O aprendizado dos primeiros socorros será fundamental não somente para salvar uma vida, mas também para minimizar as possíveis sequelas. “Para os alunos é ainda mais importante o aprendizado de assuntos como este, pois, como sabemos, a escola é um local propício a acidentes, que podem acontecer a qualquer momento”, acrescenta.
A acadêmica Jacinta Tamiozzo Goergen também acredita que é fundamental que as pessoas saibam como proceder diante de situações de emergência, enquanto os socorristas não chegam ao local. “Esses procedimentos simples podem evitar que uma situação se agrave e podem até salvar vidas. Dessa forma, escolhemos os alunos como referência para aprender e estender a seus familiares e amigos as manobras de primeiros socorros, contribuindo, assim, para o melhor desfecho em situações de emergência”, comenta.
Segundo a estudante Bruna Martens Menegol, essa experiência proporcionou colocar em prática os conhecimentos e habilidades já adquiridos em Suporte Básico de Vida. “É uma grande oportunidade poder compartilhar esses aprendizados com os alunos e podermos nos comunicar em público”, complementa.
A docente ainda faz questão de comentar a calorosa recepção promovida pelo Colégio Tiradentes e seus alunos. “A receptividade foi excelente. Todos demonstraram interesse, fizeram muitas perguntas, alguns participaram das demonstrações práticas e se divertiram bastante”, finaliza.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí