Estudantes e familiares participaram nesta segunda-feira, 14 de março, da aula inaugural da 5ª turma do curso de Medicina, junto ao Salão de Atos da Unijuí. O evento contou com apresentação da estrutura da Universidade, palestra e cerimônia de entrega dos jalecos.
A aula inaugural foi aberta após uma breve visita dos convidados ao Complexo 2, onde são realizadas simulações e simulações realísticas, e onde os estudantes têm parte de suas aulas. “Ficamos felizes em receber os familiares e poder mostrar um pouco da estrutura da nossa Universidade que, nestes mais de 60 anos de história, formou cerca de 44 mil profissionais”, destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, lembrando que a Unijuí está no quarto ano de implementação do curso de Medicina.
“Ano passado recebemos a visita de avaliadores do Ministério da Educação e solicitamos a abertura de 30 novas vagas para o curso. Tivemos não só uma boa avaliação quanto à nossa estrutura e corpo docente, como também o parecer favorável para essa ampliação. Com a portaria publicada - algo que deve acontecer nas próximas semanas - teremos a oferta de 80 vagas anuais”, adianta a vice-reitora.
Coordenador do curso do Medicina, o professor Jorge Brust lembrou que o curso faz parte do projeto Mais Médicos, que visa exatamente descentralizar a formação de médicos no País. Quando o curso de Medicina foi autorizado em Ijuí e na Unijuí, não havia oferta em todo o lado Oeste do Estado. “Temos uma Universidade e uma bem estruturada rede de saúde, o que foi fundamental para a conquista do curso. Hoje, com a inserção dos estudantes na rede de atenção à saúde, já percebemos a qualificação dos atendimentos. Também nos orgulhamos em ter mais de 70% dos estudantes oriundos de Ijuí e região".
Durante a noite, esteve em discussão o tema “Só é velho quem quer”, a cargo do doutor em Gerontologia Biomédica, Newton Luiz Terra, via Google Meet. Foram mediadores o coordenador do curso, Jorge Brust, e o professor Bruno Luiz Guidolin.
Após a palestra, foi realizada a cerimônia de entrega dos jalecos. O evento simboliza a iniciação no curso e a responsabilidade com a ética e postura na profissão.