Acadêmicos da Unijuí obtêm bons resultados na Maratona de Programação SBC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Os estudantes dos cursos de Engenharia de Software e de Ciência da Computação da Unijuí participaram, no início do mês, da fase regional da Maratona de Programação SBC, que ocorreu em Passo Fundo e reuniu estudantes de 12 instituições de ensino superior das regiões Central, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, e do Oeste de Santa Catarina. 

Ao todo, a Unijuí esteve presente com sete equipes, as quais eram compostas por três estudantes cada. Os professores Lori Machado Filho e Marcos Morgenstern acompanharam os estudantes. A melhor colocação foi da equipe Muito Cuidado com o Jorge, que obteve a 16ª colocação entre os participantes. As equipes CoffeeBits e Padoindows ficaram em 19ª e 20º respectivamente. Já as equipes CSV - Com Sono Venceremos, CGR, BitMasters e Ocarina of Python ficaram com o 29º, 31º, 34º e 35º lugares. 

“Esta edição foi uma das melhores em termos de desempenho e, certamente, a maior participação da Unijuí em quantidade de times. O evento foi grandioso, sendo uma das maiores sedes do Brasil, a segunda em número de participantes e a terceira em número de equipes”, destaca o professor Lori Machado. 

O professor também salienta que neste ano a Maratona de Programação foi uma experiência inspiradora para muitos estudantes. “Eles puderam vivenciar um ambiente competitivo único, em um evento que contou com a presença de representantes de várias universidades e de grandes patrocinadores internacionais, como Nstech, Compass e a gigante SAP”, ressalta. 

A Maratona de Programação da SBC é um evento internacional que existe desde 1996. Ela busca despertar o interesse nos acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação no  estudo de algoritmos e estruturas de dados, e a resolução de problemas em um ambiente de competição. A maratona incentiva a criatividade nos estudantes e a capacidade de trabalho em equipe, além da busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano há  valorizado os alunos que participam da Maratona.

Os times classificados para a final nacional são da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM):  Algoritmos de Força Brutaaal e Bagualosaurus resolveram seis problemas cada uma, garantindo seis balões. Além desses times, outros 60 de todo o Brasil foram classificados para a fase final. Os melhores colocados na final nacional seguirão para a fase latino-americana, e os vencedores terão a oportunidade de competir na final mundial.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.