Com cinco anos de duração, o curso de Engenharia de Software da Unijuí foi um dos primeiros criados no interior do Estado. Ofertado na modalidade presencial, nos campi de Ijuí e Santa Rosa, o curso prepara os profissionais para atuar em áreas que envolvam a indústria do software, sistemas de informações, automação e gerência de projetos, por exemplo, atendendo aos setores acadêmico, empresarial, industrial, além de centros de pesquisa e instituições de ensino. Um dos diferenciais é que o curso conta com convênios firmados com empresas como NVidia, Intel, Amazon, Delphi, Qlik, Google e Tableau, que concedem benefícios aos estudantes.
A partir da Graduação Mais, novo modelo curricular da Universidade, o bacharelado em Engenharia de Software passou a contar com disciplinas de Formação Pessoal e Profissional (FPPs), que buscam o desenvolvimento de competências dos estudantes, e um projeto pedagógico organizado em módulos com temas geradores. “Isso possibilita uma formação onde os egressos podem atuar nas diferentes etapas de um processo de criação, desde o conceito, definição e gestão; requisitos funcionais e não funcionais; processos; construção; testes de qualidade; depuração; deployment e manutenção”, explicou o coordenador do curso, professor Edson Luiz Padoin.
Atendendo às diretrizes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o curso conta com uma ampla estrutura para prática dos acadêmicos, com laboratórios de Hardware, Sistemas Operacionais, Linguagem de Programação, Redes de Computadores, Simulação Digital, Eletrônica Digital, Computação Pervasiva, Laboratório de Robótica Aplicada, Laboratório de Realidade Virtual e Laboratório de IoT. Estrutura que será complementada com os laboratórios do Espaço Mais Inovação - um centro de inovação para o desenvolvimento de projetos que envolvem temas como Cidades Inteligentes, Data Science, Internet das Coisas e Segurança de Dados.
A prática profissional também foi potencializada com o Projetos Integradores, onde os estudantes assumem o desafio de propor soluções para demandas apresentadas pela comunidade. “Os PIs preparam os estudantes para enfrentar desafios atuais das cidades, que estão cada vez mais conectadas, ao mesmo tempo em que beneficiam a comunidade com a execução dos projetos”, reforçou o coordenador.
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