Professora do curso de Agronomia e agente do agronegócio junto à Agência de Inovação Tecnológica (Agit) da Unijuí, Gerusa Massuquini Conceição tem participado, no município de Condor, de encontros com empresas sementeiras. Ao todo, são cinco sementeiras envolvidas - Cotripal, Sementes Van Ass, Sementes Guará, Sementes Costa Beber e Sementes Strobel, além da Prefeitura e ACI de Condor, que foi responsável por procurar a Universidade para ser parceria na implementação de um Arranjo Produtivo Local (APL).
“O objetivo é implementar e desenvolver um Arranjo Produtivo Local, dentro deste polo sementeiro, identificando e trabalhando em demandas que são comuns às empresas sementeiras”, explicou a professora Gerusa Massuquini Conceição, que participa dos encontros com o consultor Ronie Gabbi.
No ano passado, um encontro foi realizado na Universidade, a fim de debater os principais aspectos para o fortalecimento do setor sementeiro na região, elencando prioridades para estabelecer planos de ação. Vários foram os pontos de interseção identificados entre as indústrias sementeiras e a Universidade, indicando importantes possibilidades de colaboração, iniciando por um diagnóstico mais detalhado sobre as percepções de cada uma das forças que compõem a cadeia produtiva do setor sementeiro.