Na manhã de quinta-feira, dia 26 de agosto, estudantes da disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas, ministrada pelo professor doutor Roberto Carbonera, participaram de uma aula prática junto às Sementes Hammel, com sede na Vila Estância Velha, no município de Coronel Bicaco.
O grupo foi recepcionado pelos irmãos Hammel que, juntamente com seus filhos e sobrinhos, trabalham com mais oito empregados. A sementeira está no mercado desde 2011 e realiza a multiplicação de sementes de trigo e, principalmente, de soja. A produção acontece em parceria com as empresas Fundação Pró-Sementes, BioTrigo e Embrapa.
Durante o encontro, Roque Hammel frisou que o principal objetivo da sementeira, mesmo de pequena amplitude, é oferecer sementes de boa qualidade e com alto potencial produtivo para seus clientes. Para isso, é necessária dedicação de todos os trabalhadores. As sementes são comercializadas em muitas regiões do País, para além do Rio Grande do Sul.
Os acadêmicos conheceram os espaços onde são realizados todos os procedimentos, desde o recebimento, beneficiamento, classificação, ensaque, armazenamento e expedição. Além disso, conheceram a área experimental e as diversas variedades de trigo implantadas para comercialização na próxima safra.
Foram, também, explicados os procedimentos de análise e controle de qualidade para exemplificar os cuidados com os padrões de pureza, de germinação e de vigor das sementes. Roque destacou, ainda, que um dos principais desafios na produção de sementes, no momento, refere-se às relações com os obtentores para acessar o material para multiplicação.
Para visita, foram respeitadas as orientações dos órgãos de saúde quanto à disponibilidade de álcool gel e uso obrigatório de máscara para a realização da prática.
Texto elaborado pelas acadêmicas Carine Stochero Vieira e Marta Gubert Tremea, bolsistas de Iniciação Científica Fapergs e Unijuí, respectivamente