Na última terça-feira, 17 de setembro, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), em Ijuí, participaram de uma experiência imersiva no campus da Unijuí e no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), como parte do curso de extensão "Biodiversidade, Interações Ecológicas e Ambiente", ofertado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí, dentro do Projeto Anísio.
Durante o período da manhã, a turma 321, acompanhada por professoras e mestrandas, iniciaram a visita explorando a trilha "Vó Preta" e o Parque da Pedreira. Nesses espaços, os alunos foram incentivados a observar as interações entre os elementos bióticos e abióticos do ambiente, como a presença de animais, insetos e outros organismos, e a relação desses seres com o ambiente natural. Em seguida, visitaram o Laboratório de Engenharia Química, onde a professora doutora Fernanda demonstrou os processos de análise de água. A turma também participou da oficina sobre resíduos no Laboratório de Biologia, conduzida pelos alunos do grupo de pesquisa PETBio, sob orientação da professora doutora Juliana Maria.
Enquanto isso, a turma 322 visitou o IRDeR, onde o engenheiro agrônomo César Sartori compartilhou a história do instituto, destacando a importância do campo nas atividades de pesquisa e extensão e como essas práticas contribuem para o desenvolvimento da região. Ele também apresentou as diversas práticas de manejo sustentável desenvolvidas no local. Os professores doutores Roberto Carbonera e Vidica Bianchi enfatizaram a importância da preservação das áreas naturais, o uso racional de agroquímicos, a conservação dos recursos hídricos e a relevância do viveiro de mudas de árvores nativas para reflorestamento e recuperação ambiental. Durante a visita, os alunos foram encorajados a observar atentamente as interações entre os diferentes organismos e o ambiente, reforçando os conceitos de ecologia e sustentabilidade discutidos no curso.
No período da tarde, as turmas inverteram, garantindo que todos os estudantes tivessem acesso completo às atividades práticas e pedagógicas oferecidas. Para completar a experiência, os estudantes do curso de Gastronomia da Unijuí prepararam um delicioso almoço, proporcionando um momento de convivência e integração entre todos os participantes.
A iniciativa visa proporcionar uma vivência prática que vai além da sala de aula, permitindo que os alunos do Ensino Médio se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem. Ao interagirem diretamente com o ambiente acadêmico e científico, os estudantes desenvolvem um olhar mais crítico e construtivo sobre temas essenciais, como biodiversidade, interações ecológicas e sustentabilidade.
O curso de extensão, vinculado ao Projeto Anísio, tem como objetivo não só enriquecer o conhecimento dos jovens, mas também inspirá-los a se envolverem em questões ambientais e a se tornarem agentes transformadores em suas comunidades. Ao proporcionar atividades como essa, a Unijuí reafirma seu compromisso com a formação integral dos estudantes, conectando teoria e prática em prol de uma educação transformadora.