Na última semana o estudante do 10º semestre de Agronomia da Unijuí, Leonardo Bagolin, esteve participando do IV International Symposium on Integrated Crop-livestock Systems, organizado pela Aliança Sipa, instituição da qual fazem parte inúmeros pesquisadores, professores e estudantes de todo o mundo, com foco em estudos voltados à sistemas integrados. O IV ICLS foi dedicado aos aspectos científicos e de extensão rural, mas também à discussão com instituições de desenvolvimento agrícola, cooperativas agrícolas e partes interessadas de organizações governamentais e não governamentais e instituições de ensino.
O objetivo é criar sinergias e interação entre instituições de pesquisa e partes interessadas em todo o mundo para compartilhar conceitos, métodos e resultados por meio de intercâmbio aberto durante e após o simpósio, buscando desenvolver conceitos de sustentabilidade agrícola e criar oportunidades para a disseminação conceitual acelerada de sistemas agrícolas sustentáveis.
Conforme o estudante Leonardo Bagolin, foi uma grande oportunidade para aprimorar seus estudos na área, além de ampliar seu conhecimento a respeito das vantagens de aplicação. “Foi um evento muito interessante porque reunia palestrantes internacionais e nacionais renomados para tratar dos assuntos referentes aos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária (SIPA). Tive a oportunidade de confirmar, ainda mais, a importância dos Sistemas Integrados quando se trata em sustentabilidade, aumento da renda dos produtores, otimização dos recursos da propriedade, bem como a ciclagem de nutrientes no sistema, sendo que os elementos que o compõem, quando integrados e bem manejados complementam um ao outro atingindo maiores rendimentos em cada um deles, como a maior produtividade por parte das plantas, a maior eficiência da produção animal e maior qualidade do solo, se tratando de suas características químicas, físicas e biológicas”, conta.
Leonardo também teve a oportunidade de apresentar um trabalho desenvolvido pelo Programa de Melhoramento Genético Vegetal da Unijuí, demonstrando resultados de seis anos de avaliações em aveias forrageiras. “Como já participo da pesquisa da Unijuí em forrageiras e temos um experimento em parceria com a UFRGS de Integração Lavoura-Pecuária, temática que inclusive foi abordada nas palestras, já temos a possibilidade de estudar esse sistema e comprovar a eficiência dele na prática, quando bem manejado. Como contribuição, esse evento ressalta a grande importância e benefícios desse tipo de sistema nas propriedades, e para mim, como futuro engenheiro agrônomo, serviu para aumentar ainda mais a bagagem de conhecimento sobre esses assuntos”, destaca.
De acordo com o professor de Agronomia da Universidade Emerson Pereira, a Unijuí faz parte da Aliança Sipa, por meio de trabalhos destinados à pesquisa de sistemas integrados em lavoura e pecuária, em Tupanciretã. “Fazem 4 anos que nós participamos com a pesquisa voltada a esse tema, além de pesquisas que realizamos dentro do espaço da Universidade, voltada ao uso da agricultura e pecuária associada à práticas de eficiência do solo, com utilização de recursos naturais, pensando em como produzir mais, contribuindo e preservando o meio ambiente”, explica.
Juntamente ao IV ICLS foram realizados o III Congresso Brasileiro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária e o VII Encontro de Sistemas Integrados de Produção Agropecuária no Sul do Brasil.