Preparados para receber os estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, os laboratórios dos cursos de Ciências Agrárias da Unijuí são equipados para que os acadêmicos adquiram conhecimentos por meio de atividades práticas, de pesquisa e de extensão. Dentre os espaços disponíveis para as turmas estão o Laboratório de Produção Vegetal, a Casa de Vegetação, o Laboratório de Solos - Preparação de Amostras e o Laboratório de Análise de Sementes.
O curso divide ainda o Laboratório de Entomologia e Zoologia com o curso de Ciências Biológicas, e o Laboratório de Topografia com os cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.
Boa parte dos laboratórios do curso de Medicina Veterinária estão situados junto ao Hospital Veterinário da Unijuí, tais como: Laboratório de Anatomia Animal; Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias; Laboratório de Diagnóstico por Imagem; Laboratório Bloco Clínico Cirúrgico; Laboratório de Microbiologia Veterinária; Laboratório Doenças Parasitárias; Laboratório de Patologia Veterinária; Laboratório de Ensino Bloco Cirúrgico - Cirurgia e Anestesiologia; e o Laboratório de Ensino Bloco Clínica Médica.
Também há dois ambientes localizados na Escola Fazenda da Universidade - o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR): o Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal e a Clínica Médica e Reprodução de Equinos, que são de uso do curso de Medicina Veterinária. Além disso, o Laboratório de Bromatologia - Nutrição Animal é utilizado pelos estudantes de Agronomia e Medicina Veterinária.
Para a acadêmica de Agronomia Ana Paula Doberstein, diferentes espaços fazem com que o estudante tenha percepção de inúmeras áreas da atuação profissional. “Os ambientes permitem que o entendimento da sala de aula seja facilitado. Assim, o acadêmico consegue reunir na prática diversas ‘partes’ do seu curso e ter uma noção maior das situações cotidianas”, salienta.
Os espaços também possibilitam que sejam adquiridas outras competências que destacam profissionais da Unijuí de outros. “Também podem ser desenvolvidas nos laboratórios competências como trabalho em grupo, proatividade, companheirismo, senso de responsabilidade e o pensar fora da caixa”, completa a estudante.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí