Acadêmica do primeiro semestre do curso de Engenharia de Software da Unijuí, Julia da Silva Picinini teve a certeza de qual área seguiria ainda na Educação Básica, quando participou do Projeto de Extensão Meninas que Engenham o Futuro da Unijuí.
“A oportunidade de conhecer e participar do projeto surgiu quando eu estava no 9º Ano do Ensino Fundamental, através da minha escola, a Escola Estadual Rui Barbosa, o Ruizinho. Algumas meninas, incluindo eu, foram convidadas a participar do projeto que tinha acabado de começar, no ano de 2019”, explicou a estudante.
Julia avalia sua experiência como "incrível" e diz que tanto o ambiente quanto os professores proporcionaram a ela muitos aprendizados e memórias. “Aprendi muito sobre como eu poderia resolver problemas que acontecem na minha escola, assim como um engenheiro faz. A equipe de professoras e estudantes da Unijuí deram muito apoio e incentivo a todas as escolas participantes, sempre buscando experiências na prática, como nossa ida à Corsan e à Usina Velha”, completou.
A jovem conta que se identificou com o projeto e que essa oportunidade lhe ajudou muito na escolha da graduação. “Como eu fui mais para a área da computação por um tempo, achei que meus planos de ser engenheira teriam que ser deixados de lado, mas, por sorte, tinha o curso de Engenharia de Software na Unijuí. Antes de ingressar, de fato, na graduação, eu mudava de curso frequentemente, e já tinha até pensado em ir para Engenharia Civil”, relatou.
A partir de agora, Julia quer se dedicar ao curso para absorver todos os tipos de aprendizado. “Também penso em futuramente fazer um intercâmbio pela Universidade”, finalizou.