Baseado nos ODS, estudante propõe projeto de Restaurante Escola e Centro de Cultivo de Alimentos Orgânicos para reintegração social - Unijuí

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A partir de um dos desafios mais urgentes da humanidade, que é encontrar uma medida justa e adequada que possibilite o desenvolvimento humano, sem agredir o meio ambiente, em prol das próximas gerações, o estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Eduardo Rodrigues de Oliveira, decidiu trazer em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com base no desenvolvimento sustentável.

Com 17 objetivos e 169 metas, espera-se que os objetivos da Agenda sejam atingidos até o ano de 2030. Entre eles, cinco interligam-se ao TCC elaborado, que tem como tema “Complexo 12 Girassóis: Restaurante Escola e Centro de Cultivo de Alimentos Orgânicos para a reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade”, que são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; trabalho decente e crescimento econômico; redução das desigualdades e consumo e produção responsável.

De acordo com Eduardo, para o desenvolvimento do TCC, foram realizadas pesquisas bibliográficas a respeito dos conteúdos abordados no embasamento teórico, como a história da agricultura e da gastronomia, tanto no contexto mundial, quanto nos âmbitos do Brasil, Rio Grande do Sul e da cidade de Ijuí. “Também foi realizada uma pesquisa documental acerca da análise das metas de desenvolvimento sustentável, dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); utilizadas fotografias de instituições convenientes e realizada a leitura de legislações existentes sobre o tema”, explicou. 

A elaboração do trabalho demandou cuidado, segundo Eduardo, e envolveu uma extensa pesquisa, especialmente devido à complexidade e sensibilidade inerentes à abordagem do tema e à discussão central, que trata sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável alinhados à reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade. “Durante o processo, com a ajuda da arquiteta e urbanista Paula Weber Prediger, minha orientadora, foi necessário analisar uma variedade de perspectivas, confrontando desafios que enriqueceram a compreensão do projeto em seu resultado final. Além disso, aprofundar-se em fontes diversificadas e atualizadas que tratam diretamente sobre o conteúdo abordado contribuiu para a robustez das fundamentações apresentadas, tornando o resultado final uma síntese cuidadosamente construída de conhecimentos”, destacou.

Tratando-se do projeto arquitetônico, ao adotar a obra de Vincent van Gogh, intitulada "Doze Girassóis em uma Jarra", como ponto de partida, surgiu o nome "Complexo 12 Girassóis", que também permeia toda a identidade visual e estruturação do empreendimento. Inspirando-se na arquitetura orgânica e nas formas características dos girassóis, as pétalas, a inflorescência, folhas e sementes tornaram-se características incorporadas não apenas na estrutura arquitetônica, mas também nos passeios e áreas de convivência, resultando em uma composição espacial dinâmica, conferindo um toque único aos espaços.

“Assim como van Gogh encontrava beleza em assuntos sombrios e tristes, a proposta deste projeto vai além de simplesmente fornecer um restaurante escola e um centro de cultivo de alimentos orgânicos para reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ele busca criar um espaço que transforma vidas e oferece um ambiente acolhedor e inspirador. Com o uso da arquitetura orgânica, da valorização da natureza e da aplicação de elementos sustentáveis, criam-se espaços de convivência e interação, contribuindo para um futuro mais consciente e responsável”, comenta o estudante, ressaltando que o projeto transcende sua função inicial e se torna um símbolo de tranformação, onde a beleza e a esperança se encontram nos lugares mais improváveis. 

“Ao proporcionar um ambiente acolhedor e inspirador, ele oferece uma oportunidade para que as pessoas em situação de vulnerabilidade encontrem a força, a resiliência e a alegria necessárias para trilhar um novo caminho em suas vidas. Dessa forma, o projeto se torna uma manifestação da capacidade humana de superar desafios, trazendo beleza e renascimento mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Inspirado pela visão de van Gogh e guiado pela compaixão e empatia, ele oferece um espaço de esperança, transformação e restauração para todos que o vivenciam”, ressaltou.

Depois da formatura, que ocorrerá no mês de abril, Eduardo pretende seguir com seus estudos utilizando a mesma base e referências empregadas em seu TCC, a fim de destacar, ainda mais, os ODS, especialmente no contexto da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. “Além da continuidade da pesquisa, planejo aprofundar minha compreensão e, cada vez mais, me atualizar sobre o mercado de projetos de interiores, área em que atuo há 4 anos e que pretendo seguir. Isso incluirá uma atenção especial também à estética das edificações e à importância do paisagismo no contexto do espaço”, finalizou. 


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