No dia 27 de setembro, ocorreu o II Simpósio Municipal de Mobilidade Urbana: trânsito seguro, junto à Câmara Municipal. O evento, que também foi transmitido pelas redes sociais do Legislativo, buscou debater alternativas para o trânsito do município, além de incentivar a educação no trânsito nas escolas. A professora mestre Tenile Rieger Piovesan, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, realizou o painel “A intervenção urbanística no controle da velocidade”.
A docente elencou possíveis soluções para deixar os espaços urbanos mais seguros, utilizando o exemplo de Fortaleza, que realizou um guia de boas práticas de mobilidade urbana sustentável. “O intuito é privilegiar o pedestre e diminuir a velocidade dos veículos por meio do traffic calming - um conjunto de medidas para moderação do tráfego motorizado, rotas preferenciais de pedestres e caminhódromos”, ressalta.
Para Tenile, o assunto abordado é muito relevante e por este motivo espera que, cada vez mais,a comunidade participe das discussões, colaborando com o desenvolvimento municipal a partir de suas sugestões. “A ideia é que com o tempo as pessoas queiram participar mais, pois é um evento de grande preocupação para a população e para o planejamento da nossa cidade”, salienta.
Além da professora, participaram a diretora do Instituto de Mobilidade e Educação Plano (IMEP/Planotran), Maria da Penha Pereira Nobre, realizou uma fala sobre “Os acidentes de trânsito, custos e meios de prevenção”, e o coordenador-geral de Educação e Saúde para o Trânsito (CGEST), Everaldo Valenga Alves, sobre “Os desafios da educação para o trânsito no Brasil”.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí