Pensando no embelezamento, acolhimento e alegria dos usuários do Núcleo Social de Ijuí, a disciplina de Paisagismo I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, realizou uma proposta de paisagismo para a área interna e passeio público do local. A iniciativa foi coordenada pela professora Tenile Rieger Piovesan e partiu de um tema geral, proposto para toda a turma, onde cada grupo pôde desenvolver o seu próprio conceito, tornando cada projeto especial e único.
Fundado em 2008, o Núcleo Social de Ijuí presta serviço de convivência e fortalecimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social, e tem a visão de ser referência na transformação social.
Os projetos trabalhados pelos estudantes foram apresentados para os representantes do Núcleo, de forma presencial, nas dependências da Unijuí. Eles foram divididos em espaços especiais para crianças, adolescentes e áreas administrativas, em sua maioria pensados visando o reaproveitamento de materiais. Todos os projetos foram realizados em plantas de baixa manutenção e sustentabilidade.
Conforme a professora da disciplina, Tenile Rieger Piovesan, os acadêmicos abraçaram a ideia de poder ajudar a contribuir com a arquitetura social. “O trabalho, além de aproximar a academia da comunidade, trouxe experiências práticas para os acadêmicos. Estamos todos muito felizes com as propostas paisagísticas e esperamos que, em breve, sejam levantadas verbas para a execução dos projetos”.