Entre os principais debates promovidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, esteve a temática patrimonial, que contou com a presença do arquiteto Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura. Na aula magna do curso, ele trabalhou a “Arquitetura com sentido: O diálogo entre o novo e o velho”.
Aberto ao público, por meio de transmissão no canal da Unijuí no Youtube, o evento contou com a participação de mais de 200 espectadores, entre estudantes e egressos Unijuí, profissionais da área da arquitetura e instituições parceiras que entraram em contato para participar.
Marcelo Ferraz fez uma fala introdutória sobre a profissão, destacando a sua importância e beleza. Ressaltou o quanto é dinâmica e também o espelho da cidade, capaz de mostrar a originalidade dos lugares, com um alcance capaz de impactar todos que utilizam estes lugares.
O arquiteto falou brevemente sobre sua trajetória profissional e inspiração no trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. Também comentou sobre obras do escritório Brasil Arquitetura como, por exemplo, o Conjunto KKKK, Museu Rodin, Museu do Pão, Museu do Pampa e Museu das Missões.
A partir daí, o bate-papo teve sequência com a participação dos professores Tarcisio Dorn de Oliveira e Bruna Fuzzer de Andrade sobre o “lugar”, imitação na arquitetura e busca de referências aos futuros profissionais.
Segundo a professora Bruna, foi um momento único do curso receber alguém de renome internacional e referência em arquitetura e patrimônio arquitetônico. “Ficamos lisonjeados pela presença”, destacou a organizadora, lembrando que o evento segue disponível neste link.