Arquitetas mato-grossenses realizam palestra sobre Sustentabilidade na Construção - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Pensando em aliar a teoria com a prática profissional para os estudantes da disciplina de Espaço Construído e Sustentabilidade do curso de Arquitetura e Urbanismo, a professora mestra Tenile Rieger Piovesan trouxe a palestra online “Arquitetura: será que a sustentabilidade custa caro mesmo?”, com as arquitetas e urbanistas e consultoras em Inovação, Design e Sustentabilidade, Gisa Fabris e Maria Carolina Barreto, do Escritório Personnalité Arquitetura, falando ao vivo da cidade de Sinop-MT na noite da última quarta-feira, dia 26 de maio.

As arquitetas, com 17 anos de Personnalité, abordaram os principais conceitos de sustentabilidade ambiental e sustentabilidade na arquitetura, além de comentar sobre alguns valores de implantação e da certificação de sua obra mais famosa, a Casa Azul- um marco da arquitetura bioclimática, sendo a primeira residência unifamiliar do Centro-Oeste do Brasil a receber o selo PBE Edifica (Programa Brasileiro de Etiquetagem) nível “A” do Inmetro. Com esta palestra a questão bioclimática foi vista na prática pelos estudantes, visto que há pouco terminou a disciplina de Conforto Ambiental I (Conforto Térmico) recentemente ministrada pela professora Tenile Piovesan, onde os acadêmicos aprenderam as principais estratégias bioclimáticas, aliando ao desempenho térmico e eficiência energética. “A palestra foi muito importante e necessária para o nosso futuro profissional”, comenta o acadêmico da disciplina, Eduardo Rodrigues de Oliveira

Conforme a professora Tenile, “as arquitetas, muito queridas, comentaram dos benefícios de uma construção ter padrões de sustentabilidade, entre eles, fatores econômicos, sociais e ambientais, e também sobre novidades e inovações na construção”. Também comentou que foi uma palestra maravilhosa e de troca de experiências profissionais. “Tive a oportunidade de rever online, direto de Salvador-BA ,nossa ex-aluna do curso da Engenharia Civil da Unijuí, Angélica Fornari, que hoje é sócia-proprietária de uma empresa de energia solar fotovoltaica, que resolveu prestigiar o evento e que falou sobre os custos e a importância de pensarmos em estratégias sustentáveis para nossas construções.

Também participou o professor José Paulo M. da Silva, que comentou que trouxe sua turma de Ergonomia, mas que também faz Materiais e Processos (Design) para participar da palestra. “O assunto casou muito bem, pois estávamos conversando na última aula sobre análise do ciclo de vida dos produtos”, disse.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.