A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) realizou o XI Simpósio Nacional de Educação, IV Ciclo de Estudos em Educação e V Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores, que aconteceu, no Campus da URI de Frederico Westphalen/RS. O tema do Evento foi “Cidades Educadoras: novos olhares para o desenvolvimento humano na escola e para além dela” e reuniu pesquisadores e profissionais da educação, oportunizando o debate e a reflexão sobre a cidade e suas potencialidades educativas, seja na gestão pública ou na sociedade, através de ações, políticas, espaços e iniciativas que visem o desenvolvimento humano em diferentes campos disciplinares, de modo intersetorial e nos diferentes tempos da vida.
O evento objetivou contribuir para os processos de formação continuada de profissionais das áreas da educação, do direito, da saúde, do urbanismo, do meio ambiente, entre outras, na perspectiva da construção de uma compreensão intersetorial, que vislumbre as cidades a partir de seus territórios, seus sujeitos e suas instituições. No eixo temático “Cidade Educadora e seus territórios, serviços e equipamentos” que discutiu a cidade como espaço de convivência humana e de construção da paz e da dignidade para todos, na tarde desta última quinta-feira dia 17/09/2020, o Grupo de Pesquisa Gtec, através do seu líder Prof. Dr. Tarcisio Dorn de Oliveira, conduziu o GT “A cidade como lócus de interação social e prática cidadã” que abordou experiências interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão no campo da arquitetura e do urbanismo, no que tange questões de acessibilidade universal, racionalização de projeto, economia de energia, habitabilidade, habitações de interesse social, processo de urbanização, projeto e desenho na construção do espaço urbano.
O GT também teve a participação do Prof. Dr. Cristhian Moreira Brum da UFPel e recebeu os estudantes das turmas de Projeto de Arquitetura VII do Curso de Arquitetura e Urbanismo e de Planejamento Urbano do PPGDR da UNIJUÍ, além da comunidade externa e demais participantes, abordando as diferentes possibilidades da educação, memória, identidade e pertencimento, associando questões de ensino, aprendizagem, urbanização, territórios e produção simbólica do espaço, além da identificação, preservação e conservação do patrimônio material e imaterial, nas suas mais diversas searas (cultural, arquitetônico e ambiental). A arquitetura e o urbanismo apresentam linhas diversificadas quanto às suas formações nas mais diversas escolas no País. Diferenças estas, que denotam e desvelam leituras múltiplas quanto à profissão generalista do arquiteto e do urbanista principalmente no que se refere à formação humana e cidadã. Para o Prof. Tarcisio “diante do atual quadro e da complexidade dos currículos, o GT proposto pelo grupo de pesquisa da UNIJUÍ, possibilitou uma grande reflexão sobre as potencialidades e desafios desta profissão visando um arquiteto e urbanista como agente social do conhecimento e cidadão comprometido com os rumos da sociedade civil”.