A construção de objetos tridimensionais a partir de papel é chamada de Papercraft. A convite do professor Matheus Cargnelutti, do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias da UNIJUÍ e organizador do evento, o consagrado artista paulista Tico Volpato realizou a Palestra e Oficina “Do desenho ao Papercraft”, na noite do dia 03/06/2020. O evento totalmente on-line, inicialmente direcionado para as duas turmas da disciplina de Desenho Descritivo, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design da UNIJUÍ, dos professores Matheus e José, e posteriormente expandido, incentivando a integração e a troca de conhecimento com outras instituições, reunindo aproximadamente 70 pessoas. Além dos alunos e professores da UNIJUÍ, participaram do evento alunos da disciplina de Geometria Descritiva II do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus Cachoeira do Sul, acompanhados pela professora Joani Paulus Covaleski, e direto de João Pessoa, Paraíba, a professora de representação gráfica do Instituto Federal de Pernambuco, Lídia Pereira.
O evento iniciou com uma explanação sobre a técnica, materiais utilizados, aplicações, e apresentação de trabalhos executados pelo artista, que já participou de programas de televisão da Rede Globo e GNT, já participou de várias exposições, campanhas publicitárias, cenografia de grandes eventos como SP Fashion Week, já fez a comunicação visual de um projeto musical do cantor Junior Lima, entre várias outras atuações. Na sequência da palestra, foi desenvolvida uma oficina, onde os participantes desenharam os moldes e construíram um cãozinho em Papercraft, seguindo as instruções do artista. Tico Volpato gentilmente decidiu presentear o melhor trabalho desenvolvido durante a oficina com uma obra sua. Cada participante deveria postar uma foto de seu trabalho finalizado no Instagram e marca-lo. A vencedora foi a acadêmica Rafaella Lima, da UNIJUÍ.
“Tive a oportunidade de assistir a live do Tico Volpato, ao qual quero expressar meu profundo agradecimento, pois abrilhantou de forma espetacular o meu conhecimento, pude observar em suas redes sociais o seu magnífico trabalho e, assim entender o porquê do seu sucesso e competência no parpercraft, é surpreendente que a partir de uma ideia pode-se criar diversas formas. Acredito que proporcionou e despertou a cada um, dentro de si, a motivação e a oportunidade de criar e desenvolver diversas obras de arte através do parpercraft. Obrigado por compartilhar conosco o seu trabalho, é perceptível o quanto sua postura motiva e incentiva a todos. Parabéns por esse profissional extraordinário e dedicado, pois lhe desejo muito mais sucesso na sua vida.” Disse Rafaella, vencedora do concurso e ganhadora de uma obra do artista Tico Volpato.