Entre os dias 28 de julho e 03 de agosto, estudantes e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí estiveram no Uruguai realizando mais uma edição do Arquitetour, evento do Curso que promove viagens técnicas voltadas a arquitetura e ao urbanismo por meio da visitação de diversos locais. Com o objetivo de ir além da teoria vista em sala de aula e fugir do olhar turístico, um grupo de 40 estudantes, acompanhados pela organizadora da viagem e professora Bruna Fuzzer de Andrade, visitou as cidades de Colonia del Sacramento, Montevideo, Atlántida e Punta del Este e Punta Ballena no país vizinho.
O grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do país e das obras de arquitetura importantes na formação das cidades visitadas. Foi possível vivenciar a forma de urbanização das cidades de colonização hispânica, bem como conhecer obras de vários períodos da arquitetura, da época da colonização à contemporaneidade, bem como, obras de inovação tecnológica e percursos pelas cidades totalizando mais de 60 pontos visitados em cinco dias.
Um dos pontos altos da visita foi o contato com a produção dos estudantes da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo (FADU) da Universidad de la República (Montevideo, Uy), na qual os estudantes foram recebidos pela Professora arquiteta Constance Zurmendi nos ateliês de projeto. “Essa troca é muito importante para os acadêmicos, pois os que compreendem percebem que há outros níveis de trabalho e apresentações de alunos no mesmo estágio de curso que eles abrindo os horizontes e os provocando de modo positivo ”, comenta a professora Bruna Fuzzer. Outra visita interessante foi o contato com o complexo Antel, exemplar da arquitetura contemporânea Uruguaia. O grupo também teve a oportunidade de visitar o Teatro Solis, onde foram recebidos pelo arquiteto responsável pelo teatro, Daniel González, que trabalhou nas obras de intervenção do prédio. Na visitação foi possível acessar as instalações de controle e instalações de serviço do espaço para entender o quão complexo são os espaços de um uso como este, especialmente em um teatro que recebe eventos a nível mundial. Por fim, já no final da viagem, muito emocionados, fomos recebidos na Iglesia del Cristo Obrero (Atlántida, Uy) pelo filho, o Arquiteto Estebán Dieste, do autor do projeto da igreja, o Engenheiro Eladio Dieste. Ele comentou sobre a técnica construtiva que o pai trabalhava, bem como esclareceu dúvidas sobre as particularidades do projeto e vida do seu pai.
“Enfim, a viagem de estudos foi um momento impar na formação dos nossos alunos, pois vivenciaram outra realidade cultural diferente do seu cotidiano, bem como uma troca com o mundo acadêmico do país vizinho. Eventos assim são sempre buscados pelo curso como forma de complementar a formação dos discentes”, comenta a organizadora da viagem, professora Bruna Fuzzer de Andrade.