A egressa do curso de Engenharia Química da Unijuí, Gabriela Lacortt, foi convidada para apresentar os resultados do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) junto à Câmara de Vereadores de Ijuí, na reunião das Comissões, ocorrida no dia 1º de outubro. O trabalho desenvolvido no último semestre teve como objetivo realizar uma análise técnica e econômica sobre o uso da coleta mecanizada, com o uso de contêineres, na região central do Município.
O estudo apontou a viabilidade da alternativa, tanto sob o ponto de vista técnico quanto econômico, assim como levantou a aceitabilidade positiva da população a respeito da implantação de contêineres para a coleta de resíduos.
O trabalho foi orientado pela professora Joice Oliveira e atende uma importante meta do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos.
Segundo Gabriela Lacortt, o trabalho desenvolvido foi de extrema importância. “É muito satisfatório realizar um projeto utilizando os conhecimentos acadêmicos, que ajude a melhorar o município onde nasci, e ainda poder apresentá-lo na Câmara de Vereadores, com chances de ser implantado.”
Com objetivo de preparar profissionais com capacidade crítica e analítica para percepção e resolução de problemas de engenharia, onde aspectos físicos, químicos e físico-químicos são relevantes, tanto em termos de processo quanto de produto, o curso de Engenharia Química da Unijuí se consolida como uma formação de excelência a partir de sua nova proposta curricular. Ofertado na modalidade presencial, no campus Ijuí, a graduação é prevista em 10 módulos distribuídos ao longo de cinco anos, no turno da noite.
Baseada no desenvolvimento de habilidades e competências, os estudantes são instigados, desde seu ingresso, a projetar soluções para problemas reais apresentados pela comunidade. “A nova estrutura curricular proposta prevê a formação do estudante a partir da aprendizagem dos conteúdos básicos e profissionalizantes, onde ele vai assimilando o conhecimento e aplicando de forma prática, por meio da disciplina de Projeto Integrador”, explica o coordenador do curso, professor Eliseu Kotlinski, ressaltando que essa proposta possibilita aos estudantes um contato próximo com acadêmicos de outros cursos como a Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Engenharia da Produção.
Um dos grandes diferenciais do curso de Engenharia Química da Unijuí é a oportunidade de aulas práticas em laboratórios qualificados e preparados tecnologicamente para o desenvolvimento de pesquisas na área. Dentre eles destacam-se os laboratórios de: Química Geral; Química Analítica, Físico Química e Inorgânica; Laboratório de Química Orgânica e Bioquímica; Laboratório de Pesquisa em Química; Laboratório de Simulação Digital; Laboratório de Informática; Laboratório de Eletrotécnica e Laboratório de Engenharia Química.
O profissional graduado em Engenharia Química na Unijuí é preparado para atuar na indústria química e petroquímica em ramos de polímeros, metalmecânico, têxtil, cerâmico, defensivos agrícolas, tintas, óleos essenciais, ambiental, alimentos e farmacêutico. “Sua atuação envolve a concepção, investigação, desenvolvimento e construção de novos equipamentos e suas instalações, otimização e controle de qualidade dos equipamentos, fiscalização da produção e fabricação de produtos, tanto na área da produção como no desenvolvimento de processos químicos destinados à transformação de matérias-primas em produtos com maior valor agregado, quanto no desenvolvimento de processos biotecnológicos” finaliza o coordenador.
Para saber mais sobre o curso de Engenharia Química da Unijuí acesse o link.
O curso de Engenharia Química da Unijuí promove nesta sexta-feira, dia 14 de maio, uma aula aberta com o seminário da disciplina de Engenharia de Processos, ministrada pela professora doutora Fernanda da Cunha Pereira.
Com transmissão pelo Google Meet, por meio deste link, o evento abordará duas temáticas: a “Indústria de laticínios: o processo industrial do leite" e “Por trás da mortadela: a industrialização do embutido”.
A aula aberta tem início às 19h10 e é uma iniciativa dos estudantes do Centro Acadêmico do curso de Engenharia Química.
No dia 23 de outubro foi realizado um evento comemorativo aos cinco anos do Curso de Engenharia Química, organizado pelos estudantes do curso. O evento contou com um minicurso ministrado pelos estudantes da Escola Piloto de Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Maria intitulado "Tratamento de água para caldeiras", que contou também com a participação da comunidade.
No evento estiveram presentes o Chefe do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias, professor Peterson Cleyton Avi, a coordenadora interina do curso de Engenharia Química, professora Lia Geovana Sala, e demais professores do curso.
Durante a noite foram realizadas homenagens as professoras responsáveis pela idealização e elaboração do projeto pedagógico do curso, Anagilda Bacarin Gobo, Ilaine Teresinha Seibel Gehrke e Cristina Eliza Pozzobon. Também foram homenageadas a professora Fernanda Cunha Pereira, a secretaria do curso Juliana Amaral e aos demais professores alocados ao curso.
Na tarde do dia 13 de março, os estudantes da disciplina de Introdução à Engenharia Química, acompanhados da Professora Fernanda da C. Pereira, realizaram visita técnica na Bruning Tecnometal LTDA localizada no município de Panambi. Esta visita tem como objetivo proporcionar ao aluno sua primeira aproximação com sua atuação profissional. Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de visitar a fábrica, passando pelos processos de estamparia, soldagem, tratamento de superfície, pintura e tratamento de efluentes. Também tiveram a oportunidade de conversar com profissionais de áreas como Engenharia Química e Mecânica.
A noite de quarta-feira, 6, foi especial para os estudantes do sexto semestre do curso de Engenharia Química. Eles foram desafiados na disciplina de OPERAÇÕES UNITÁRIAS 1 a construírem equipamentos utilizados para a separação de sólidos, foco dos estudos da referida disciplina. Além de demonstrar o equipamento em funcionamento, os estudantes deveriam apresentar o memorial de cálculos e descritivo, bem como todos os testes realizados até se chegar no protótipo final.
Os equipamentos indicados pela professora Joice Oliveira foram: ciclone, fluidizador, filtro e centrífuga. A aplicação específica foi definida por cada grupo. O ciclone foi utilizado para separar ar/farinha de chia e linhaça; o fluidizador para secagem de soja; filtro rotativo a vácuo para tratamento de efluente e a centrifuga para separação de leite (gordura/soro).
Os alunos acolheram de forma muito responsável o desafio e cada um dos grupos relatou a experiência da forma como a vivenciou.
“A experiência de construir o ciclone e vê-lo funcionando depois de muito trabalho, compensou cada segundo de nosso esforço. Toda bagagem de conhecimento agregou em muito em nossa formação, pois aprimora nossa criatividade e tomada de decisões frente à desafios, além da aprendizagem na prática, que é fundamental para nosso aperfeiçoamento enquanto acadêmicos.”
“Foi incrível, pois com dedicação, pesquisas e testes podemos relacionar o teórico aprendido em sala de aula com a prática e também perceber a realidade do engenheiro químico no segmento industrial. Como a centrifuga que é muito utilizada em laboratórios químicos e na indústria de alimentos e bebidas, refinarias de petróleo, produção de fármacos, etc.”
“O desafio foi uma oportunidade de abordar a teoria à prática, no qual capacita-nos a pensar e projetar um equipamento desde a seleção de materiais até a sua montagem, adaptando de acordo com a nossa realidade. Sem dúvidas a apresentação do filtro rotativo a vácuo foi um dos diversos momentos que ficarão marcados na nossa vida acadêmica.”
“Montar este protótipo (fluidizador) nos fez pensar em como por em prática o que aprendemos e nos fez buscar soluções para os problemas que encontramos, que serão as nossas principais atribuições como engenheiros.”
Experiências como esta qualificam a caminhada acadêmica e instigam os estudantes a desenvolver as suas habilidades pessoais e profissionais.
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