Curso de Engenharia Química da Unijuí fabrica sabão para a limpeza das residências afetadas pelas enchentes - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Com o objetivo de auxiliar na limpeza das residências afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o curso de Engenharia Química da Unijuí está fabricando sabão solidário. A ação conta com a participação do Programa de Educação Tutorial (PET) - Engenharia Civil, do Projeto de Extensão Energia Amiga, ambos da Unijuí, e do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA). 

A produção do sabão está sendo feita a partir do óleo de cozinha usado. Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Fernanda Pereira, “o sabão líquido pode ser utilizado para limpeza de superfícies sólidas em geral, como pisos, paredes, janelas, entre outros, assim como para a limpeza de utensílios domésticos e também para a primeira lavagem das roupas atingidas pela lama da enchente. Não é recomendada a utilização deste sabão para higiene pessoal ou de animais”, explica.

Para a confecção do sabão solidário, estão sendo arrecadados insumos através de doações. Podem ser doados óleo de cozinha usado e recipientes plásticos para armazenar o sabão líquido (de 500 ml a 5 litros), de segunda a sexta-feira, no Hall da Biblioteca - campus Ijuí e na EFA. Para destinar álcool acima de 92% e soda cáustica acima de 99%, a retirada ou entrega pode ser agendada pelo telefone (51) 99294-0820. É possível também realizar doação de valores através da chave pix  sabaosolidario@unijui.edu.br.

Para a coordenadora, a ação é muito importante pois, além de ajudar as famílias afetadas pelas enchentes, tem benefícios tanto do ponto de vista social quanto ambiental. “A utilização do óleo de cozinha usado ajuda a reciclar um resíduo que, se descartado inadequadamente, pode causar sérios danos ambientais, como a contaminação de água e solo. É também uma forma de aumentar o senso de responsabilidade social dos participantes e, além disso, os estudantes adquirem um aprendizado prático sobre química básica e processos de fabricação, o que pode despertar o interesse por áreas científicas”, destacou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.