Na UNIJUÍ, o acadêmico de Engenharia Química é capacitado para supervisionar e desenvolver qualquer atividade de um Engenheiro Químico.
Aprimorar produtos, analisar sua viabilidade técnica e econômica, bem como o aperfeiçoamento do processo de fabricação e a introdução de novas tecnologias fazem parte das atividades do engenheiro químico.
O engenheiro químico é uma das profissões que mais cresce no Brasil e, por isso, os setores que envolvem processos físico-químicos e a elaboração de produtos, necessitam de um profissional capacitado. Um dos setores mais concorridos do mercado de engenharia é o de petróleo, segundo site de notícias da Globo, o G1.
O egresso em Engenharia Química, está apto a atuar em indústrias de petróleo e petroquímica, de processos químicos, energias renováveis e farmacêuticas, nos setores de pesquisa e de inovação tecnológica. Na UNIJUÍ, o acadêmico de Engenharia Química é capacitado para supervisionar e desenvolver qualquer atividade de um Engenheiro Químico.
A graduação de Engenharia Química na UNIJUÍ oferece aos acadêmicos laboratórios para experimentos e aulas práticas. Matérias básicas e especificas como: Química Geral Experimental, Cálculo, Física, Bioquímica, são algumas das disciplinas ofertadas da UNIJUÍ.