Pesquisa de TCC contribui com a criação de guia farmacoterapêutico para Hospital Veterinário da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

A recém-formada no curso de Farmácia da Unijuí, Mariê Larissa de Lima da Rosa, concluiu sua jornada na graduação através do desenvolvimento de um guia farmacoterapêutico de medicamentos injetáveis para o Hospital Veterinário da instituição, no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

A escolha do tema surgiu da vontade de Mariê em colaborar com o local que trabalhou durante sete anos, como recepcionista. “Queria deixar uma contribuição a Unijuí com a nova profissão que escolhi seguir. Depois de conversar com a farmacêutica do Hospital Veterinário, decidi me dedicar a criação do guia farmacoterapêutico, como uma das formas de intervenção farmacêutica, tendo em vista que o hospital até então não possuía este documento”, explicou. 

O estudo para criar o guia envolveu um rigoroso levantamento de dados sobre os medicamentos injetáveis disponíveis no hospital, seguido de uma revisão bibliográfica minuciosa. Mariê consultou fontes confiáveis como Micromedex, UpToDate, Vet Smart, bulas de medicamentos, livros de farmácia hospitalar e farmacologia aplicada à medicina veterinária, além de explorar publicações em bases de dados relevantes (Scielo, Google Acadêmico, PubMed). A etapa final consistiu na elaboração do guia, com foco em uma linguagem clara e objetiva para melhor compreensão pela equipe de saúde.

Os desafios enfrentados por Mariê incluíram a tarefa de conciliar horários de trabalho e estudo, além da complexidade do tema que demandou extensa pesquisa. “Precisei dedicar bastante tempo nas pesquisas, pois me propus avaliar cada medicamento para entregar as informações atualizadas”, disse.

Para Mariê, o objetivo principal do trabalho foi alcançado, ela espera que essa nova ferramenta auxilie o trabalho. “Agora, a expectativa é que essa ferramenta otimize os serviços da equipe de saúde, orientando desde a prescrição até a administração dos medicamentos. O guia visa promover o uso racional dos medicamentos, minimizando possíveis erros e garantindo o melhor tratamento e segurança para os pacientes atendidos”, contou.

Antes mesmo da solenidade de formatura, em agosto, Mariê já havia recebido uma proposta de emprego na área. “Esta é uma das vantagens em cursar farmácia, na maioria das vezes nem precisamos procurar emprego, as oportunidades chegam até nós. Estou muito feliz com essa nova etapa da minha vida e com grandes perspectivas para esta linda profissão farmacêutica”, concluiu. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.