Falta de informações entre usuários de insulinoterapia motivou estudante a desenvolver seu TCC na área - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Recentemente graduada no curso de Farmácia da Unijuí, e já realizando o mestrado em Atenção Integral à Saúde, Kétlin Luiza Strada decidiu realizar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Orientação farmacêutica para usuários de insulinoterapia na Atenção Primária à Saúde: uma pesquisa-ação”. A escolha partiu da sua vontade de ter o contato direto com o paciente, e também por já ter vivenciado em estágios a falta de informações em relação ao uso da insulinoterapia.

“Para a realização do TCC, fiz duas visitas domiciliares para cada um dos oito pacientes escolhidos, e em cada visita realizei uma entrevista e a orientação individualizada”, explicou a estudante, destacando que o trabalho foi muito desafiador, já que, por muitas vezes, o acesso ao paciente era limitado. 

“Os resultados não foram conclusivos por ter realizado apenas duas visitas e por não ter avaliado laboratorialmente os pacientes. No entanto, observei durante as entrevistas que muitos pacientes não tinham a orientação adequada sobre o uso de insulinas e acabavam fazendo uso de forma equivocada. Tanto que, na segunda visita, muitos pacientes agradeceram pela orientação quanto ao uso da medicação”, explicou. 

Segundo Kétlin, desde que os pacientes colocaram em prática as orientações, tiveram menos desconforto e dor no local da aplicação, além da glicemia em jejum ter apresentado melhora. “Foi e é muito gratificante ajudar o próximo e contribuir com a saúde de outras pessoas”, completou a estudante que, além de seguir seus estudos, também já atua como farmacêutica em uma farmácia comercial. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.