Experiência em aula prática do curso de Farmácia ganha destaque em seminário regional - Unijuí

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Farmacêutica graduada pela Unijuí e atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, Lenara Krause participou na última semana, nos dias 23 e 24 de agosto, do III Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e V Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia. O evento aconteceu em Passo Fundo, junto à UPF, a partir da promoção de diversas entidades e do apoio da Emater, e contou com a submissão de 80 trabalhos. Destes, apenas 10 foram escolhidos para apresentação oral, e um deles foi o inscrito por Lenara. 

Fiz um relato de caso de uma aula prática realizada na disciplina de Fitoterapia do curso de Farmácia, na qual eu estava realizando estágio docente. Como as práticas integrativas e complementares são um importante recurso terapêutico complementar, auxiliando na melhora da qualidade de vida do paciente, cabe aos profissionais de saúde ter o conhecimento necessário para aplicar essas práticas dentro da sua realidade no ambiente de trabalho. Sendo assim, o relato de experiência que fiz teve como objetivo descrever uma das atividades realizadas na disciplina, em que a proposta foi ensinar aos alunos formas de preparo de produtos à base de plantas medicinais, com o intuito de prepará-los para serem educadores em saúde e propagarem tal conhecimento nos seus locais de atuação”, explicou a mestranda.

Conforme destaca Lenara, a aula teve como proposta a confecção de travesseiro terapêutico, tapa-olhos, sal temperado e escalda-pés. A experiência relatada tem como autores, também, Karine Raquel Uhdich Kleibert, Simony Costa Beber, Ana Paula Weber Fell, Viviane Fereira de Melo, Alana Thais Gisch Andres e a professora Christiane de Fatima Colet, responsável pela disciplina. 

“A realização da aula trouxe uma experiência nova para todos, com uma perspectiva de formar profissionais cada vez mais humanizados, com capacidade para serem educadores em saúde e aplicarem diferentes práticas dentro de suas realidades de trabalho. É de suma importância que os profissionais de saúde tenham na sua formação habilidades para desenvolver ações que promovam educação em saúde, como incentivar que o farmacêutico busque alternativas ao uso da medicalização”, completou Lenara, lembrando que os avaliadores destacaram a importância do trabalho, por conta da promoção da educação em saúde. 


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