Intercâmbio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Intercâmbio: um sonho, uma nova vida!

Relato de Ricardo Niederle, egresso do curso de Farmácia da UNIJUÍ, que realizou intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal, no segundo semestre de 2010

 

"As aulas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto de Projecto II e o seu relatório estão concluídas. Não há mais viagens a passeio, nem por Portugal, nem para nenhum lugar da Europa. As malas estão quase prontas. Sim, o sonho durou pouco, estou voltando para o Brasil.

Mas, apesar disto, não estou triste. Estou feliz, pois a estadia em Portugal, apesar de curta, me proporcionou sensações totalmente diferentes. Tive o prazer de conviver com pessoas muito especiais, de várias nacionalidades, capazes de diminuir o sentimento de “vazio, algo estar faltando” por estar longe da família, principalmente nas datas comemorativas do Natal e Ano-Novo, onde nunca tinha passado longe destes.

Também tive a felicidade de vivenciar o dia a dia na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, com professores e funcionários excepcionais e acolhedores, transformando a Faculdade em segunda casa na minha concepção.

Com moderação, pode-se fazer de tudo um pouco neste intercâmbio em Portugal. Fui a festas, comemorações de amigos e, principalmente, tive a oportunidade de conhecer lugares espetaculares, cada um com sua particularidade, que talvez nunca mais volte a visitar, como Madrid (Espanha), Paris (França), Marrakech e o deserto do Saara, no Marrocos, e Lisboa e Porto, em Portugal.

Agora, quando voltar ao Brasil, estará começando uma nova fase da minha vida, pois deixarei de ser estudante e me tornarei um profissional farmacêutico, e certamente esta experiência de vida irá me ajudar no caminho que irei traçar.

Por isso, escrevo este relato com a certeza de dever cumprido e a de que aquele indivíduo que saiu do Brasil para fazer intercâmbio em Portugal não é mais o mesmo que agora está voltando para a sua terra, pois estou levando comigo uma carga imensa de experiências totalmente novas, tanto no aspecto cultural quanto no acadêmico e humanístico".



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.